A máscara teatral e a materialidade das formas: a semente de um sonho e a flor de nossas artes.
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034702232020199Palavras-chave:
Máscaras teatrais, Corpo, Mulheres no Teatro de AnimaçãoResumo
Nós, mulheres, estamos presentes em vários espaços de produção de conhecimento e não é diferente no teatro de animação. Aqui, trazemos uma parte da nossa jornada no teatro de animação, com foco nas máscaras que vivenciamos, a fim de tocar corações curiosos a partir do ponto de vista de duas artistas-mulheres-pesquisadoras. Investigamos aqui as materialidades desse objeto cênico e, consequentemente, os impactos gerados por elas em cena. Ao pesquisar a máscara, suas formas e como ela reflete na produção visual, podemos observar de maneira precisa a floração da concretização de um pensamento, de um sonho, de um imaginário.
Downloads
Referências
DOYON, Raphaëlle. Suzanne Bing, collaboratrice de Jacques Copeau: enquête sur la constitution d⠹un patrimoine théâtral. La Construction Des Patrimoines En Question(s), [s.l.], n. 1, p. 9-42, 2015. Éditions de la Sorbonne.
http://dx.doi.org/10.4000/books.psorbonne.7180. Disponível em: https://books.openedition.org/psorbonne/7180#illustrations. Acesso em: 24 jun. 2020.
ESPEJO, Ana Arcas. Génesis, temática y arquitectura teatral en el teatro Noh. n. 2, p 1-15, 2009. Revista independiente de Arte, Teoría de las Artes, Pedagogía y Nuevas Tecnologías. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4046264. Acesso em 04 de jul. 2020.
LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. Editora Senac. Edição SESC SP. São Paulo: 2010.
MELLO, Anahi Guedes; FERNANDES, Felipe Bruno Martins. Guia de orientações básicas sobre Gênero, Deficiência e Acessibilidade. 2013, p. 22-23. Disponível em: https://generoeciencias.paginas.ufsc.br /files/2013/09/cartilha-on-line-final.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020.
ROMANO, Lúcia. O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico. Editora Perspectiva: Fapesp. São Paulo/SP. 2005.
SACHS, C. M. A metodologia de Jacques Lecoq: estudo conceitual. Florianópolis: UDESC, 2004.
VIOLA, Daniele Rocha. A jornada de uma experiência: Da improvisação à máscara teatral. 2016. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Artes Cênicas, Departamento de Artes e Libras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.