3º. Pro-vocação: formação em Teatro de Animação na perspectiva da encenação e de processos criativos contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702212019021

Resumo

Editorial da edição 21 da Revista Móin-Móin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Balardim, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professor Associado na área de Prática Teatral - Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Postdoc em Teatro de Animação (Université Paul Valéry-Montpellier III/2019), Doutor em Artes Cênicas (PPGT - UDESC/2013), Mestre em Artes Cênicas (PPGAC - UFRGS/2008), licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ULBRA/2007). Atuou como diretor, ator e cenógrafo da companhia teatral Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (1991-2016). Membro da Union Internationale de la Marionnette - UNIMA. Foi Presidente da AGTB - Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos nos anos de 2002 e 2003. É co-fundador do Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo (Morro Reuter/RS). Experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: artes cênicas, comunicação, programas televisivos e Teatro de Animação.

Fabiana Lazzari de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós- Graduação em Teatro - PPGT, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pela UDESC (2012). Bacharel em Educação Física pela UDESC (1998). Pesquisa a praxis e a poiésis nas linguagens do teatro de animação (Teatro de Máscaras, Teatro de Bonecos, Teatro de Objetos e Teatro de Sombras), com especialidade em teatro de sombras (parte dos estudos desenvolvidos com o Teatro Gioco Vita, na Itália); pesquisa a formação da atriz e do ator a partir do trabalho corporal energético e a atuação no teatro e no cinema; estuda a pedagogia do teatro; e gestão e produção teatral. Atriz, arte-educadora, produtora cultural e educadora-física. No âmbito da gestão e produção foi coordenadora das atividades formativas do Festival Internacional de Teatro de Animação - FITA que acontece em Florianópolis, SC; coordenadora e produtora executiva dos Seminários de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas que acontecia em Jaraguá do Sul, SC (2006 a 2013) em parceria UDESC/SCAR; produtora da Companhia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (Porto Alegre/Florianópolis) de 2012 a 2016 e do Grupo LAUT (grupo de Danças Urbanas contemporâneas, Florianópolis, SC) em 2014. É integrante da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos/União Internacional da Marionete - ABTB/UNIMA, da Federação Catarinense de Teatro - FECATE e do Corredor Latino Americano de Teatro - CLT, como produtora internacional Estado de Santa Catarina. Coordenadora do Seminário Internacional sobre Teatro de Sombras que acontece juntamente com o FIS-Festival Internacional de Teatro de Sombras em Taubaté, SP (bienal) e do Seminário de Teatro de Animação, Joinville, SC (anual). No âmbito artístico é fundadora, atriz e diretora da entreAberta Cia Teatral e do Skia- Espaço da Sombra. No ensino e pesquisa atuou como professora da disciplina de Produção Teatral no curso de teatro da UNOESC, como formadora dos professores da Rede Municipal de Educação Infantil de Florianópolis, SC e atualmente é professora colaboradora do Curso de Teatro do Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2017 - dias atuais), nas disciplinas de Prática Teatral -Teatro de Máscaras,Teatro de Bonecos, Teatro de Sombras; Interpretação; Ética, Legislação e Produção Teatral, História Brasileira do Teatro, Montagem e orientação de estágio na escola e comunidade, assim como professora colaboradora do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2019 - dias atuais), ministrando as disciplinas de Teatro de Animação 1 e 2, Improvisação I, Produção e Divulgação Teatral e Atuação I.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

BALARDIM, Paulo; DE OLIVEIRA, Fabiana Lazzari. 3º. Pro-vocação: formação em Teatro de Animação na perspectiva da encenação e de processos criativos contemporâneos. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 21, p. 021–027, 2019. DOI: 10.5965/2595034702212019021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702212019021. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2