Moda Inclusiva, Reconhecendo as Necessidades da Criança Cadeirante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x10192017003

Palavras-chave:

design, moda inclusiva, crianças, cadeirante

Resumo

Este projeto aborda a inclusão social, como um recurso a ser estimulado através do desenvolvimento de produtos de moda. Levando em conta esta demanda de mercado a pesquisa, integrante do projeto, identificou aspectos de uso, acessibilidade, conforto e a percepção dos pais e terapeutas no que tange ao vestir, despir e o cognitivo da criança em relação ao vestuário. O público-alvo pesquisado neste projeto foram crianças cadeirantes, com faixa-etária de oito a doze anos, os pais e profissionais na área de saúde, como: fisioterapeutas, educador físico, terapeuta ocupacional e psicólogos, integrantes das instituições, CEAEHH - Centro de Atividades Especiais Helena Holanda e FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência, localizadas na cidade de João Pessoa - PB, apoiadores deste projeto através da cessão da infraestrutura e acesso ao público. Os dados obtidos resultaram no desenvolvimento de uma coleção de moda com modelagem diferenciada, versatilidade de usos aliada a um referencial estético que priorizou a inclusão da criança cadeirante na sociedade, através do uso das tendências de mercado usuais no segmento infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Elisa de Sousa, Centro Universitário de João Pessoa

Rosângela Elisa, nascida em 04/12/1979, mãe de Amanda Elisa, eterna amiga de Tudy Massa. É autora principal do Projeto Moda Inclusiva, Reconhecendo as Necessidades da Criança Cadeirante e tem como co-autora neste projeto sua orientadora, professora e amiga Suellen Silva de Albuquerque. 

      Sou Graduada em Design de Moda/UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa - PB no ano 2016.1. Costureira, Modelista e Fotografa. Tenho o olhar voltado para o mercado da Moda, vejo possibilidades de crescimento profissional e pessoal no desenvolvimento de projetos, que ofereça uma melhor qualidade de vida ao próximo. Me encontro profundamente envolvida, dedicada alma, corpo e coração neste projeto. Busco através de conhecimentos adquiridos ao longo dos meus estudos desenvolver técnicas que possam ajudar pessoas através da moda inclusiva, desenvolvi habilidades que podem auxiliar a percepção do conforto e do bem estar através da "Ergonômia cognitiva do vestuário", termo de pesquisa do meu projeto de moda para crianças deficientes físico. O significado desse termo, utilizado nas modelagens das peças pensadas para as crianças faz parte do principio do entendimento dos processos percepítiveis da memória, raciocinio, ou seja. Refere-se a processos mentais de respostas motoras referente ao conforto, comodidade corporal e o psicomotor relacionado a vestimenta.

"Me considero uma Pesquisadora da Moda Inclusiva, que acredita em sonhos, realiza-los é ter a certeza que estou no caminho certo, pois os sonhos nunca acabam".

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

GRAVE, M.C. A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico. São Paulo: Escrituras Editora, 2010.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1989

MIRANDA, A. P. Consumo de Moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.

SANTOS E BARROS, J. C. et al. Pesquisa de Marketing –Conceito de Metodologia.3ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SEVERINO, A. J, 1941 –Metodologia do trabalho científico, 23. ed. Ver. e atual –São Paulo, Cortez, 2007.

SOUZA, Eliza Martins de; TAVARES, Helenice Maria. Acessibilidade da criança com deficiência física na escola. 2010.

TEXEIRA, L Deficiência Física: Definição, classificação, causas e características. 2010. disponível em <http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2010/05/definicao-e-classificacao-da-deficiencia-fisica.pdf>. Acesso em 13/10/2016.

TREPTOW, D. Inventando Moda: Planejamento de coleções. 4ª Ed. Brusque, 2007.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

SOUSA, Rosângela Elisa de; XAVIER, Lucyana Azevedo; ALBUQUERQUE, Suellen Silva de. Moda Inclusiva, Reconhecendo as Necessidades da Criança Cadeirante. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 004–022, 2017. DOI: 10.5965/1982615x10192017003. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/8826. Acesso em: 21 nov. 2024.