Amo Você Vaatelainaamo, mas algumas coisas podem melhorar: Análise de motivações, barreiras e facilitadores em serviço finlandês de compartilhamento de roupas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x10192017023

Palavras-chave:

economia do compartilhamento, design de serviços, sustentabilidade

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada com usuárias de um serviço finlandês para o compartilhamento de roupas (Vaatelainaamo), cujo objetivo foi compreender motivações, barreiras e oportunidades para a adoção de práticas de consumo na Economia do Compartilhamento. A pesquisa fundamenta-se sob o paradigma interpretativo e estudo fenomenológico enquanto método, utilizando-se de questionários abertos como técnica de coleta de dados. Dentre os resultados, podemos destacar que o fraco sentimento de copropriedade, o descuido no cuidado com as roupas e a indisponibilidade de produtos e do serviço são fatores que prejudicam a relação das usuárias com o mesmo. Por outro lado, as principais motivações para a adesão ao serviço são: a consciência ambiental, a valorização da produção local e a oferta de acesso a itens considerados caros, permitindo a possibilidade de experimentação, associada ao prazer de utilizar roupas diferentes com menor impacto ambiental. Assim, Vaatelainaamo oferta uma solução ambientalmente e economicamente benéfica para o estilo de vida das usuárias, promovendo o sentimento de pertencimento, que é o fator principal para elas amarem esse serviço, ainda que alguns aspectos possam ser melhorados.

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Biografia do Autor

Rosana Aparecida Vasques, Universidade de São Paulo

Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP - Área de Concentração: Design e Arquitetura), com período sanduíche na Aalto University School of Business (Finlândia). Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Design de Mobiliário - Projeto e Gestão - pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pela UFPR. Foi bolsista do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR entre dez/2003 e ago/2006, participando de projetos com as empresas: SIMAGRAN-PR, Embrart e VW/Audi. Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em design e sustentabilidade. Atualmente é Professora Assistente Nível 1 no curso de Design de Produto da UFPR e Professora Contratada III no curso de Design da FAUUSP. Interesses de pesquisa: design e sustentabilidade; consumo (CCT); cultura; uso compartilhado; sharing economy; design de serviços.

Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, Universidade de São Paulo

Professora Titular de Design da Universidade de São Paulo e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Graduação (1976), Licenciatura (1977), Mestre (1985) e Doutora (1993) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Obteve o título de livre-docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2003). Orientadora em 2 programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo: na FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e no PROCAM ? Programa de Ciência Ambiental, presidente (2012-2013). Presidente da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Energia e Ambiente/USP (2012-2013). Presidente da Comissão de Cultura e Extensão - CCEx do IEE - USP (2011-2012).Pós-Doutorado: University of California, Los Angeles, School of Public Policy and Social Research (1995-1997); Nihon University, Tóquio (1999); Centre Canadien d?Architecture, Montreal (2001), University of California, Los Angeles na School of Public Affairs (2007-2008). Pesquisadora visitante Waseda University, Tóquio (2001); Tokyo Zokey University (2006); Indian Habitat Center, Nova Delhi (2006); Tama Art University (2008), University of Tokyo (2009); Loughborough University (2012); San Francisco State University (2012), University of Boras (2013), University of South Australia (2015), Amsterdam University of Applied Sciences (2016). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FSPUSP (2007-2013). Membro do Laboratório de Sustentabilidade em TIC da Escola Politécnica da USP.Membro do Conselho Editorial: Estudos em Design, Design em Foco, Design Philosophy Papers. Exerce atividades de coordenação e assessoria científica nas principais agências de fomento brasileiras, destacando-se seu papel como membro do Comitê de Assessoramento do CNPq e CAPES para a área de Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase nos seguintes temas: design, design para a sustentabilidade, design brasileiro, design social, exclusão sócio espacial, moradores de rua, catadores de recicláveis.

Mikko Koria, Loughborough University

Após ter cursado Arquitetura e Design na Universidade de São Paulo (Brasil) e Mestrado na Helsinki University of Technology, Finlândia, Mikko dirigiu um escritório de design e consultoria em negócios por mais de duas décadas, trabalhando em projetos globais. Posteriormente, Mikko obteve seu MBA em Gestão do Design pela Westminster University, em Londres (2002), e PhD pela Aalto University School of Business, Finlândia (2009). Atualmente Mikko trabalha com pesquisa, colaboração com indústrias e ensino de design, cultura e negócios como Professor e Diretor do Institute for Design Innovation da Loughborough University London, e como Professor Visitante da Aalto University Business School, Finlândia. Seus interesses de pesquisa incluem gestão internacional para o desenvolvimento, design de negócios e criação de valor na economia global, novos modelos de negócios e ecossistemas, inovação e competência, projetos globais e o desenho de políticas e serviços de conhecimento intensivo.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

VASQUES, Rosana Aparecida; SANTOS, Maria Cecilia Loschiavo dos; KORIA, Mikko. Amo Você Vaatelainaamo, mas algumas coisas podem melhorar: Análise de motivações, barreiras e facilitadores em serviço finlandês de compartilhamento de roupas. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 023–039, 2017. DOI: 10.5965/1982615x10192017023. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/8819. Acesso em: 24 nov. 2024.