A sociedade de hiperconsumo e as marcas de moda

Autores

  • Patricia Ceccato Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Florianópolis, SC
  • Luiz Salomão Ribas Gomez Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x02032009116

Palavras-chave:

Hiperconsumo, marcas, moda

Resumo

A sociedade de hiperconsumo atual, conforme descreve Gilles Lipovetsky, caracteriza-se pela busca da felicidade, o que, inclusive, justifica o consumo de objetos. Para tanto, os produtos e serviços à venda impregnam-se de sensações e mensagens para estimular sentimentos de felicidade. É o que fazem as marcas: impregnam as ofertas de alma, personalidade e apelo sensorial. Este trabalho descreve a sociedade de hiperconsumo e relaciona-a com as marcas de moda, que, por valorizarem a efemeridade e o seu tempo, estimulam o consumo vendendo, mais do que produtos,: mudança, novidade e felicidade. O método de pesquisa empregado para tal foi a investigação bibliográfica, que abrange as áreas de filosofia – esta que trata da sociedade de consumo –, moda e gestão de marcas. O intuito deste trabalho é desempenhar uma reflexão bibliográfica sobre a sociedade de (hiper) consumo atual sob o viés das marcas.

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Publicado

2009-01-01

Como Citar

CECCATO, Patricia; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. A sociedade de hiperconsumo e as marcas de moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 2, n. 3, 2009. DOI: 10.5965/1982615x02032009116. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7783. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios