As tecnologias vestíveis de moda e a relação entre humano e não-humano

Autores

  • Patrícia Sayuri Saga Kitamura Marini Universidade de São Paulo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x10192017117

Palavras-chave:

tecnologia, vestível, moda

Resumo

O artigo propõe apresentar a afinidade das tecnologias vestíveis de moda, ainda não muito difundido, em relação ao atual contexto tecnológico. A concepção da internet das coisas e o desenvolvimento da comunicação ubíqua, pervasiva e senciente expõem uma visão favorável aos wearable technologies. Da mesma forma que a moda oferece uma relação intrínseca entre roupa e corpo, autores como Bruno Latour, Giselle Beiguelman e André Lemos apontam para um tratamento simétrico das dualidades modernas: físico e virtual, homem e máquina, natureza e cultura e, portanto, humano e não-humano. As mediações e experimentações advindas de uma não purificação destas dicotomias serão capazes de oferecer uma ressignificação ao homem, assim como uma significação para as tecnologias vestíveis de moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Sayuri Saga Kitamura Marini, Universidade de São Paulo

Mestranda de Têxtil e Moda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Especializada em Fotografia pelo Senac (2004-2005) e graduada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (2000-2003). No mercado, atua como estilista de alfaiataria com mais de 10 anos de experiência. Também atua como docente de moda e fotografia.

http://lattes.cnpq.br/5600710049452164

Referências

ADIDAS miCoach. Disponível em: <http://micoach.adidas.com/br>. Acesso em: 23 jul. 2016.

AVELAR, Suzana. Moda: globalização e novas tecnologias. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

BEIGUELMAN, Giselle. Admirável mundo cíbrido. In: ALZAMORA, Geaneet al. (Org.). Cultura em fluxo: novas mediações em rede. Belo Horizonte: PUC Minas, 2004, p. 264-281.

______. O fim do virtual. seLecT, v. 1, p. 38-47, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/1634076/O_Fim_do_Virtual. Acesso em: 20 dezembro 2014.

______. Arte pós-virtual: a criação e agenciamento no tempo da Internet das Coisas e da próxima natureza. Cyber-Arte-Cultura: a trama das redes, Espírito Santo, 2013.DONATI, Luisa Paraguai. Computadores vestíveis: convivências de diferentes espacialidades.Conexão: comunicação e cultura, Caxias do Sul, v. 3, n. 6, p. 93-102, 2004.

______. O computador como veste-interface: (re)configurando os espaços de atuação. 28/01/2005. 198 f. Tese (Doutorado em Multimeios) -Instituto de Artes, Universidade Estadual deCampinas, Campinas, 2005.

______. Dispositivos móveis: espaços híbridos de comunicação. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, 2007.

______. Interfaces multisensoriais: espacialidades híbridas do corpoespaço. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 37, p. 54-60, 2008.

DONATI, Luisa Paraguai; PRADO, Gilberto. “Wearcomp”: dispositivos móveis de presença mediada. In: LEÃO, Lucia (Org.). Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo: Annablume; Senac, 2004.

HANLON, Mike. Adidas and Polar introduce the world’s first completely integrated training system. GizMag, ago. 2005. Disponível em: <http://www.gizmag.com/go/4402/>. Acesso em: 13 jan. 2015.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. São Paulo: Editora 34, 2013.

LEMOS, André. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. In: LEÃO, Lucia (Org.). Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo: Annablume; Senac, 2004.

______. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.

NIKE FuelBand. Disponível em: <http://www.nike.com/us/en_us/c/nikeplus-fuelband>. Acesso em: 23 jul. 2016.

PRIMO, Alex. O que há de social nas mídias sociais? Reflexões a partir da Teoria Ator-Rede. Contemporanea: informação e cultura, v. 10, n. 3, p. 618-641, 2012.

SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista das mídias. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 37, p.20-24, 2008.

SEYMOUR, Sabine. Fashionable technology: the intersection of design, fashion, science and technology. Wien: Springer, 2008.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: a alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

WEARABLE Experiments. Disponível em: <http://wearableexperiments.com>. Acesso em:

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

MARINI, Patrícia Sayuri Saga Kitamura. As tecnologias vestíveis de moda e a relação entre humano e não-humano. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 117–134, 2017. DOI: 10.5965/1982615x10192017117. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7707. Acesso em: 21 nov. 2024.