Fast fashion: estratégia para conquista do mercado globalizado
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x01022008003Palavras-chave:
mercado, Zara, fast fashionResumo
O conceito de fast fashion se torna cada vez mais importante para o varejo de moda mundial que visa atender aos indivíduos da atualidade, cada vez mais ávidos pelo consumo e mais informados em termos de moda. A Zara foi uma das primeiras a introduzir o fast fashion como estratégia de vendas que tem se mostrando como uma forma dinâmica de crescimento do faturamento da empresa e de seu reconhecimento no mercado global.
Downloads
Referências
BARNARD, Malcolm. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Ed. SENAC Rio, 2004.
ERNER, Guillaume. Vítimas da moda? Como a criamos, por que a seguimos. São Paulo: Senac, 2005.
LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
O´HARA, Georgina. Enciclopédia da moda. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SCHMID, Erika. Marketing de varejo de moda: uma ênfase em médias empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
SEELING, Charlotte. Moda: o século dos estilistas – 1900-1999. Lisboa: Könemann, 2000.
SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira. Narcisismo e publicidade: uma análise psicossocial dos ideais de consumo na contemporaneidade. São Paulo: Annablume, 2001.
VILLAÇA, Nízia; CASTILHO, Kathia (org). Plugados na moda. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2006.
VINCENT-RICARD, Françoise. As espirais da moda. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
Webgrafia
INDITEX. http://www.inditex.com. Acesso em: 08 mar 2008.
ZARA/ INDITEX. http://www.zara.com. Acesso em: 08 mar 2008.
PROMOSTYL. http://www.promostyl.com. Acesso em: 16 jan 2008.
Palestra
Case Zara com Márcio Campos – diretor administrativo da Zara e Temp Brazil
CD Rom
Discovery Enlightenment & Truth
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Daniela Delgado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.