O marketing de moda e tendências de diferenciação competitiva das marcas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x08152015307

Palavras-chave:

moda, marketing, estrategia, inovação, economia criativa

Resumo

O marketing possui um papel estratégico importante ao alavancar uma marca, um produto ou impulsionar a fidelização de clientes, e isso se mantém fidedigno no mercado da moda há muitos anos. No entanto, com o desenvolvimento de novas organizações aumentou-se também a competitividade no setor, exigindo maior divulgação, criatividade e inovação. O presente artigo apresenta uma discussão acerca das novas técnicas de marketing utilizadas atualmente para alavancar uma empresa desse setor, sua evolução com o passar dos anos e suas tendências para o futuro da moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ESEY, Mikey. Fashion Marketing.Oxford: Blackwell, 2009.

HINES, Tony; BRUCE, Margaret. Fashion Marketing, ContemporaryIssues (2oEdition).Oxford: Elsevier, 2007.

KOTLER, Philip. Marketing de A aZ .Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.

KOTLER, Philip. Administração de marketing (12aEdição).São Paulo: EditoraPearson, 2005.

LAKE, Laura. Whatis Branding andHowImportantis it toYour Marketing Strategy?Disponível em <http://marketing.about.com/cs/brandmktg/a/whatisbranding.htm> Acessado em 19 de janeiro de 2014.

LEGER, Dominique. HowtoCreate a Strong Brand as a Fashion Retailer. Disponível em <http://startupfashion.com>. Acessado em 22 de janeiro de 2014.

LIPOVETSKY, Gilles. O Impériodo efêmero.São Paulo: Editora Cia das Letras, 2007.

MCLEOD, Saul. Maslow'sHierarchyofNeeds. Disponível em <http://www.simplypsychology.org/maslow.html>. Acessado em 02 de fevereiro de 2014.

PORTER, Michael E. Competitive Strategy: Techniques for analyzing industries and competitors.New York: The Free Press, 1998.

RASTOGI, Pulkit. Howto Build a Great Online Fashion Brand -34 ThingsthatReallyAmazing Fashion Retailers Do. Disponível em <http://moz.com/ugc/how-to-build-a-great-online-fashion-brand-34-things-that-really-amazing-fashion-retailers-do> .Acessado em 04 de fevereiro de 2014

Universo da Moda –Dario Calas

RATH, Patricia Mink; PETRIZZI, Richard; GILL, Penny.Marketing Fashion: A Global Perspective.USA: Bloomsbury, 2012.

WHITE, Nicola; GRIFFITHS, Ian. The Fashion Business: Theory, Practice, Image.New York: Oxford, 2000.

Downloads

Publicado

2015-01-01

Como Citar

CHAGAS, Bárbara Alves. O marketing de moda e tendências de diferenciação competitiva das marcas. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 307–337, 2015. DOI: 10.5965/1982615x08152015307. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/4336. Acesso em: 24 jul. 2024.