A importância da inovação no mercado de artigos de luxo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x06122013178Palavras-chave:
mercado, luxo, inovaçãoResumo
No mundo globalizado, o mercado de bens de luxo tornou-se relevante na economia de todas as nações capitalistas, já que, cada vez mais, o consumo desses produtos ocupa espaço na sociedade contemporânea, sobretudo entre os consumidores de alta renda. Assim, este artigo tem por objetivo principal compreender o papel das estratégias de inovação dentro do segmento de luxo brasileiro, destacando sua contribuição para a maximização do desempenho do setor. Para tanto, a metodologia adotada consistiu de revisão da literatura, seguindo pesquisas em livros e também em artigos disponíveis em sites da internet sobre o tema em questão com o intuito de provocar uma reflexão sobre a importância das estratégias de inovação no mercado de luxo. Conclui-se que a valorização de estratégias de inovação, através de quaisquer das formas nas quais se manifesta, é fundamental para que o empresário brasileiro maximize seu desempenho e ocupe posição de liderança no mercado. Acredita-se que as inovações no mercado de luxo através do aumento de portfólio, ou seja, número e variedade de marcas e, particularmente através da diferenciação de segmentos e estilo, dando atenção especial ao design do produto, podem gerar bons resultados e garantir a sobrevivência do setor, mantendo-o em uma posição de destaque junto às empresas líderes no segmento de bens de luxo.
Downloads
Referências
AGUIAR, M. Indústria do luxo cai na real no Brasil. IG São Paulo de 21 abr. 2013. Disponível em: <http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/2013-04-21/industria-do-luxo-cai-na-real-no-brasil.html>. Acesso em: 09 jun. 2013.
ALLÉRÈS, D. Luxo... estratégias, marketing. São Paulo: FGV Editora, 2000.
BARBOSA, L. Sociedade de consumo. São Paulo: Zahar Ed., 2004.
BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. 4. e. São Paulo: Perspectiva,2000.
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BOURDIEU, P. O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia. In: SORGER, R.; UDALE, J. Fundamentos do design da moda. Porto Alegre: Bookman, 2009, p. 116-190.
______. Alta costura e alta cultura. In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BORN, A. M. H. Luxo hoje e a publicidade. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul –PUCRS –XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação –Santos –29 de agosto a 2 de setembro de 2007.
BRAGA, Ana Maria. Programa Mais Você. São Paulo: Rede Globo, 18 de julho de 2012.
CAMPOS, E.; YOSHIDA, S. O mapa do mercado de luxo no Brasil. Época Negócios, mar. 2010.
CARVALHO, T. da C. (2008). Empreendedorismo, estratégia e inovação: a importância da inovação no mercado de bens de luxo. Disponível em: <http://www.administradores.com.br>. Acesso em: 24 jun. 2012.
CASTARÈDE, J. O luxo: os segredos dos produtos mais desejados do mundo. SãoPaulo: Barcarolla, 2005. CHAUDHURI, H. R.; MAJUMDAR, S. Of diamonds and desires: understanding conspicuous consumption from a contemporary marketing perspective. Academy of Marketing Science Review, v. 2006, n. 11, 2006.
D‟ ANGELO, A. C. Valores e significados do consumo de produtos de luxo. Porto Alegre: UFGRS, 2004.
DAVILA, T.et al. As regras da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2007.
FERREIRINHA, C. As hierarquias do luxo. LH Consultoria –Mercado de luxo. 10 de abril de 2008.
GALBETTI, S. O negóciode luxo no Rio de Janeiro (Seminário). 2005. In: Gestão do luxo. FAAP, São Paulo. 2005. Disponível em: <http://www.gestaodoluxo.com.br/luxo/anterior_10.htm>. Acesso em: 15 mai. 2010.
IRIGARAY, H. A. et al. Gestão e desenvolvimento de produtos e marcas. 1.e. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
KARSAKLIAN, C. O comportamento do consumidor. 2. e. São Paulo: Atlas, 2004.
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento e controle. 10. e. São Paulo: Atlas, 2004.
KRUGMAN, P.; WELLS, R. Introdução àeconomia. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007.
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
______. Luxo eterno, luxo emocional. In: LIPOVETSKY, G.; ROUX, E. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p.11-86.
MALDONADO, M. C.; PEREIRA, R. de C. de F. Uma investigação sobre as relações entre consumo de luxo, moda e espaço. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENSINO E PESQUISA: Consumo, 23 a 25 de abril de 2012. In: Anais... Disponível em: <http://www.siepconsumo.com.br>. Acesso em: 24 jun. 2012.
MATHIAS, A.; FERREIRINHA, C. O negócio do luxo no Rio de Janeiro (Seminário). In: Revista da ESPM, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 32-38, jan./fev. 2005.
MFC Consultoria & Conhecimento. O mercado de luxo no Brasil. Ano II. Brasil, 2008.
MOZOTA, B. B. de. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
PERERA, L. C. J.; BIDO, D. de S.; KIMURA, H. Consumo de luxo no Brasil –um estudo sobre a demanda. Facef Pesquisa, v. 13, n. 2, p. 325-342, 2010.
ROUX, E. Tempo de luxo, tempo de marcas. In: LIPOVETSKY, G.; ROUX, E. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 87-172.
SICARD, M. C. Lujo, mentiras y marketing: como funcionan lãs marcas de lujo? Editorial Gustavo Gili SL: Barcelona, 2007.
STEIN, L. Luxo no Brasil? Disponível em: <http://www.gestaodoluxo.com.br>. Acesso em: 07 jul. 2008.
TEIXEIRA, A. Daslu vai monta shopping de luxo. Isto é Dinheiro. 3. e., São Paulo, n. 314, set. 2003.
TERRA, J. C.C. Inovação: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.
TIDD, J. et al. Gestão da inovação. 3. e. Porto Alegre: Bookman, 2008.
TIGRE, P. B. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
TURCHI, S. R. Consumidores diferentes estratégias diferentes. 12 mai. 2005. Disponível em: <http://www.cori.unicamp.br/foruns/empreen/evento11//>. Acesso em: 21 fev. 2007.
WEINBERG, M. A renda engessa tudo. Revista Veja, ed. 1.759 de 10 de julho 2002. Abril: Veja, 2002.
WIZIACK, J. Brasil já possui 220 mil milionários, diz pesquisa. Folha On Line de 05 set. 2008. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u441682.shtml>. Acesso em: 15 mai. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Sabrina Giselle Levinton
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.