Uniforme escolar infantil: seu posicionamento na identificação dos gêneros

Autores

  • Raquel Rabelo Andrade Federal University of Technology – Paraná image/svg+xml
  • Lívia Pereira Federal University of Technology – Paraná image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x06122013141

Palavras-chave:

infância, uniforme escolar, identificação dos gêneros

Resumo

O uniforme escolar faz parte do cotidiano de crianças estudantes brasileiras desde meados do século XX e ainda hoje continua sendo um artefato amplamente utilizado, tanto por escolas públicas como particulares. Desse modo, algumas considerações e análises podem ser feitas em relação à representação e identificação dos gêneros no uniforme a fim de se verificar sua contribuição na constituição das identidades. Nesse sentido, este estudo busca investigar, por meio de pesquisa bibliográfica e análise imagética, a relação que se estabelece entre a identificação dos gêneros e os uniformes escolares infantis, desde seu advento até a atualidade.

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Publicado

2013-07-01

Como Citar

RABELO ANDRADE, Raquel; PEREIRA, Lívia. Uniforme escolar infantil: seu posicionamento na identificação dos gêneros. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 141–155, 2013. DOI: 10.5965/1982615x06122013141. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/3481. Acesso em: 18 nov. 2024.