Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x19492026006

Palavras-chave:

editorial

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cleia Christovam Hoffman, Universidade Feevale

    Atualmente é professora adjunta da Universidade Feevale, pesquisadora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, junto a linha de pesquisa Linguagens e Ensino. Docente no curso de Moda (desde 2011). Coordenou o Projeto de Ensino Projeta-me, organizando o desfile vinculado ao trabalho de conclusão dos alunos de 2013 à 2020. Participa, ministrando oficinas,  junto da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. É professora de yoga na Penitenciária feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Especialização em Pedagogia da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Graduação em Design de Moda e Tecnologia pela Universidade Feevale (2009). É produtora de moda, performer e figurinista.  

     

  • Maria de Fátima Mattos, Centro Universitário Moura Lacerda

    Doutora em Artes (História da Arte) pela Escola de Comunicação e Artes ECA/USP(SP). Mestre em História, pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP/Franca(SP). Licenciada em Educação Artística, Musica, Desenho e Pedagogia. Bacharel em Música pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Atua como docente no Ensino Superior nos cursos de Moda e Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário Moura Lacerda (RP). Possui experiência na Pós-graduação (lato sensu) com ênfase em História do Planejamento e Uso dos espaços domésticos; Arte Moderna; Cultura Material. Atuou como Docente/Pesquisadora na Pós-Graduação Stricto Sensu - PPGE Mestrado em Educação (2006-2021). É Avaliadora de Cursos e Instituições Superiores do INEP/MEC. Fundadora do Colóquio de Moda (2005) e Diretora da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem). Pesquisadora do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC). Membro da Academia Ribeirão-pretana de Educação (ARE).

  • Rosane Muniz Rocha, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

    Doutora (2016) e Mestre (2008) em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo. Graduada (2001) em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, fez Especialização (2005) em Jornalismo Cultural na PUC-SP. É autora do livro-reportagem "Vestindo os nus-o figurino em cena" (Ed. Senac Rio, 2004). Vice-coordenadora da Sub-comissão de Figurino (2015-atual) da Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro (OISTAT). Atua na curadoria do Brasil na Quadrienal de Praga (2011, 2015) e na curadoria e organização dos eventos de figurino do World Stage Design (2013, 2017).  Autora e criadora do canal "Vestindo a Cena" e do projeto de pesquisa e performance "Designers à Beira do Abismo". É membro do GT Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras da ABRACE; membro do GT Cenografia do IFTR, É uma das idealizadoras da plataforma teiabr; faz parte do Núcleo Curatorial Brasileiro que cria, produz e organiza as exposições do país na Quadrienal de Praga 2023. Coordenadora de comunicação e pesquisadora da plataforma PQBrasil. Está Presidente da Associação Brasileira de Profissionais das Espacialidades, Visualidades e Sonoridades da Cena - Grafias da Cena Brasil (2021-2025). 

Referências

Editorial

Downloads

Publicado

26-08-2026

Como Citar

Editorial. Modapalavra e-periódico, v. 19, n. 49, 26 ago.2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)