Frustração e marcas de luxo: silenciamento e polidez nas relações de consumo na plataforma on-line Reclame Aqui

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17412024075

Palavras-chave:

consumo, Marcas de luxo, frustração

Resumo

Práticas do consumo são sociais, culturais, econômicas, simbólicas, relacionais e afetivas, e têm como possibilidade a frustração. A plataforma digital Reclame Aqui reúne modos de dizer conflitivos nas relações de compra e venda e indica que consumidores de marcas de luxo parecem evitar a exposição de seus descontentamentos. A reduzida materialização enunciativa de queixas ligadas às marcas Hermès, Zegna e Armani sinaliza eventual satisfação dos consumidores com os produtos, o atendimento, a solução dos problemas decorrentes de experiências de consumo ou um provável incômodo em registrar reclamações on-line. Avaliou-se o silenciamento dos consumidores sob a concepção da análise de discurso da escola francesa, além de três publicações registradas. Conclui-se que as parcas reclamações são discursivamente construídas com elementos de polidez, na tentativa de preservar faces e manter relações de consumo em um contexto no qual a decepção impede que o sujeito vivencie satisfatoriamente o hedonismo prometido pelas marcas na sociedade de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista/FAAC. Doutor em Comunicação Social - processos comunicacionais (Comunicação Institucional e Mercadológica) pela Universidade Metodista de São Paulo (2016). Graduado em Relações Públicas e Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista/FAAC (2003 e 2009). Licenciado em Letras Português-Espanhol pela Faculdade de Brasília, Fabras (2020-2022). Atualmente, é docente permanente do Mestrado Interdisciplinar em "Linguagens, Mídia e Arte" e do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Em 2016, recebeu o prêmio "Melhor professor de Comunicação" da Região Nordeste pelo Portal Imprensa, quando era professor concursado da Universidade Federal do Maranhão câmpus São Luís

Ana Maria Dantas Maio, Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2016); mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005); e graduada em Comunicação Social, habilitação jornalismo, pela Universidade Estadual de Londrina (1990). Trabalhou durante 10 anos como jornalista da Embrapa Pantanal, em Corumbá (MS), e três anos e meio como jornalista da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP). Atualmente, é jornalista na Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo.

Referências

AMOSSY, Ruth. Introdução. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2016.

AMOSSY, Ruth. Apologia da polêmica. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

ANGIOLILLO, Francesca. Empresário de visão, Ermenegildo Zegna originou império da moda masculina. Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 jun. 2018. Ilustrada. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/06/empresario-de-visao-ermenegildo-zegna-originou-imperio-da-moda-masculina.shtml. Acesso em: 27 maio 2023.

BATEY, Mark. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.

BARRERE, Luana Lisboa. Face e polidez linguística em reclamações online: uma análise sob o viés pragmático. Entre Palavras, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 383-405, jan./jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.1.383-405. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/840. Acesso em: 8 jul. 2023.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. A arte da vida. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Vigilância líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: Crítica social do Julgamento. Porto Alegre: Editora Zouk, 2011.

BROWN, Penelope; LEVINSON, Stephen C. Politeness: some universals in language usage. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 8. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise de discurso. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

CHETOCHINE, Georges. O blues do consumidor: por que seu cliente não está satisfeito. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

DAMASIO, Antonio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DIAS, Cristiane. Análise de discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes Editores, 2018.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 18. ed. Tradução de Maria Célia Santos Raposo. Petrópolis: Vozes, 2011a.

GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Petrópolis: Vozes, 2011b.

GUEDES, Ellida Neiva; SILVA, Marcelo da. As relações de consumo e os sites sociais de reclamação: a comunicação organizacional na ágora virtual. Comunicação: reflexões, experiência, ensino, Curitiba, v. 11, nº 11, p. 55-65, 1º sem. 2016.

KOPYTOFF, Igor. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In: APPADURAI, Arjun (Org.). A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008.

LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da decepção. Barueri: Manole, 2007.

LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

LYRICS – MÚSICAS. I Can’t Get No Satisfaction. The Rolling Stones, Letra, Tradução. Letras e tradução, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Elags46aQl8>. Acesso em 23 de julho de 2023.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: nos movimentos dos sentidos. 6. ed. Campinas: Unicamp, 2007.

PAILLARD, Denis. Marcadores discursivos e cena enunciativa. In: VOGUÈ, Sarah de; FRANCKEL, Jean-Jacques; PAILLARD, Denis (Orgs.). Linguagem e enunciação: representação, referenciação e regulação. São Paulo: Contexto, 2011.

PEREIRA DA SILVA, Marcelo. Ambivalência: felicidade e decepção na sociedade de consumo – o discurso do consumidor no site de rede social Reclame Aqui. Revista Comunicação Midiática, Bauru, v. 13, n. 2, p. 37–52, 2018. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/419. Acesso em: 10 jul. 2023.

PIRES, Lara Guerreiro; TUZZO, Simone Antoniaci. O consumo de marcas de luxo pensando em Baudrillard. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 1-16, jul-dez. 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/29184/16307. Acesso em: 3 jun. 2023.

RECLAME AQUI. Página inicial. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/. Acesso em: 26 set. 2023.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. 23. ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.

SILVA, Marcelo da. A comunicação corporativa e o discurso do consumidor contemporâneo nos sites sociais de reclamação: decepção e coabitação na rede - desafios e oportunidades. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2016.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas e micropolítica. São Paulo: Summus, 2001.

Publicado

2024-01-01

Como Citar

SILVA, Marcelo Pereira; MAIO, Ana Maria Dantas. Frustração e marcas de luxo: silenciamento e polidez nas relações de consumo na plataforma on-line Reclame Aqui. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 41, p. 75–127, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17412024075. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24183. Acesso em: 18 nov. 2024.