LEMMEX: uma abordagem ágil para consultorias em service design

Autores

  • Helouíse Hellen de Godoi Viola Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Israel de Alcântara Braglia Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14312021222

Palavras-chave:

service design, metodologias ágeis, experiência do usuário, design centrado no usuário

Resumo

O presente artigo trata sobre a aplicação de uma abordagem ágil para projetos em service design utilizadas em consultorias do grupo LEMME - UFSC em parceria com o Sebrae/SC. Foram selecionados três casos aqui descritos. O procedimento metodológico utilizado para o estudo de caso (LEMMEX) propõe uma adaptação do fluxograma de Teixeira, Henrique, Braglia & Gonçalves (2018); desenvolvido a partir das abordagens de Garret (2010) e de Teixeira, Benedet e Hoppe (2015). O método empregado permitiu otimização no tempo de análise, maior profundidade nos itens relevantes para proposta de solução e mais segurança para tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helouíse Hellen de Godoi Viola, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Israel de Alcântara Braglia, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC] no curso de design pelo departamento de expressão gráfica [EGR/CCE/UFSC]. Possui os títulos de doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento e de mestre em Design pela mesma instituição. É bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina [UDESC] além de ser bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Filadélfia [FATEFI]. 

Referências

DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GARRET, J. J. The elements of User Experience: user-centered design for the web and beyhond. New Riders Press, 2010.

Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2015.

HIGHSMITH, J., & COCKBURN, A. Agile software development: The business of innovation. Computer, n.34, v.9, p.120-127, 2001.

HIGHSMITH, J. R. Agile project management: creating innovative products. Pearson Education, 2009.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NIELSEN, J. & LORANGER, H. Usabilidade na Web: projetando websites com usabilidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

NORMAN, D. & DRAPER, S. W. User centered system design: New Perspectives on Human-Computer Interaction. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. 1986

NORMAN, D. Emotional Design: why we love (or hate) everyday things. NY: Basic Books, 2004.

NORMAN, D. O design do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

TEIXEIRA, J. M., BENEDET, G. B., & HOPPE, A. Um passo-a-passo para transformar pesquisa informacional e personas em requisitos de projeto. E-revista logo. Florianópolis, pp. 1-16, 2015. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO/article/view/3705/4386. Acesso em 10 julho 2020.

TEIXEIRA, Júlio M.; HENRIQUE, Caroline D.; BRAGLIA, Israel A.; GONÇALVES, Berenice S.; "Proposta de fluxograma para design de interfaces digitais: um exemplo prático de como transformar informações de projeto em requisitos de função e conteúdo", p. 2567-2581. In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/proposta-de-fluxograma-para-design-de-interfaces-digitais-um-exemplo-prtico-de-como-transformar-informaes-de-projeto-em-requisitos-de-funo-e-contedo-30132. Acesso em 10 julho 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-29

Como Citar

VIOLA, Helouíse Hellen de Godoi; BRAGLIA, Israel de Alcântara. LEMMEX: uma abordagem ágil para consultorias em service design. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 31, p. 222–243, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14312021222. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/19503. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)