Percepção e Expressão no Universo das Ilustrações de Moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x12232019251Palavras-chave:
leitura de imagens, ferramentas de design., ilustração de modaResumo
No universo da Moda, as ilustrações são importantes ferramentas para divulgação de produtos ou de marcas e os croquis ou desenhos de moda, estão presentes na forma de projetos e são o início da elaboração do produto em si. Na criação das ilustrações ou croquis, os elementos gráfico visuais como o ponto, a linha, a mancha e o plano são a base para a representação de figuras que delineiam este universo. Neste sentido, a expressividade e a percepção, se dão tanto através dos aspectos estético-formais, quanto dos simbólicos, que organizados de certa maneira, tornam-se bastante relevantes, já que tem como objetivo principal, divulgar uma ideia ou conceito e estabelecer um impacto sobre o espectador. Para tanto, o presente artigo faz uma síntese sobre os conceitos da sintaxe visual, elementos estético-formais, associações simbólicas e busca aplicar essa teoria na leitura de uma ilustração de Laura Laine, aperfeiçoando o entendimento sobre a imagem a qual se refere e fazendo analogias desta imagem com outras a que faz menção.
Downloads
Referências
ARMSTRONG, Jemi.;IVAS, Lorrie.; ARMSTRONG, Wynn. From Pencil to Pen Tool. New York: Fairchild Publications, Inc., 2006.
BAYER, Raymond. História da Estética. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.
BÜRDEK, Bernhard E.; VAN CAMP, Freddy. Design: história, teoria e prática do design de produtos. Editora Edgard Blücher, 2006.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly; HALTON, Eugene. The meaning of things: Domestic symbols and the self. Cambridge University Press, 1981.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. 1 ed. São Paulo: Martin Fontes, 1991.
DUARTE, Carla Stephania de Góis . A Ilustração de moda e o Desenho de moda. In: 5º Colóquio de Moda, 2009, Recife. Moda, Cultura e Historicidade, 2009.
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: sistema de leitura virtual da forma João Gomes Filho. Escrituras Editora e Distribuirdora de Livros Ltda., 2015.
GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Desenhando: um panorama dos Sistemas Gráficos. Santa Maria: Ed. UFSM, 1998.
JOLY, Martine. Introdução a Análise da Imagem. 11 ed. Campinas: Papiros Editora, 2007.
LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. Edgard Blücher, 2001.
OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. 13 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1983.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
PERASSI, Richard. ; CASTRO, L. ; DIAS, A. R. ; CAMPOS, A. Q. . Cultura, Linguagem Gráfica e Alfabetismo Visual. Revista Educação Gráfica, v. 17, p. 24-37, 2013.
READ, Herbert. A educação pela Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1958.
SALZEDAS, Nelyze Apparecida Melro. Das Palavras às Imagens: Uma leitura do Ver. 1. ed. São Paulo - SP: Arte & Ciência, 2001.
SANTIL, Fernando Luiz de Paula. Análise da percepção das variáveis visuais de acordo com as leis da Gestalt para representação cartográfica. 2008. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná.
SENAC. DN. Elementos da Forma. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2006.
SILVA, Rafael Souza. Diagramação o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. Summus Editorial, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Gabriela Kuhnen, Célio Teodorico dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.