Jogos Digitais: uma Alternativa para Treitamento e Transferência de Habilidades Cognitivas

Autores

  • Rafael Kojiio Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Murilo Scoz Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796305102016062

Resumo

Jogos digitais comerciais, sérios ou simuladores já são considerados uma forma alternativa de treinamento para algumas tarefas complexas no campo da educação, medicina, esportes, indústria civil e militar. No entanto, para o treinamento ser considerado efetivo, é necessário avaliar se ocorreu a transferência de habilidade do jogo digital para a tarefa complexa em questão, através da mensuração da performance na tarefa exigida. Este artigo busca revisar parte da literatura sobre a transferência de habilidades de um jogo digital para a realização de tarefas complexas, apontando quais elementos da performance foram estudados durante a interação homem software, como estes elementos foram analisados, os resultados atingidos e as conclusões obtidas para futuras pesquisas na área.

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Publicado

2016-12-01

Como Citar

KOJIIO, Rafael; SCOZ, Murilo. Jogos Digitais: uma Alternativa para Treitamento e Transferência de Habilidades Cognitivas. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 062–072, 2016. DOI: 10.5965/2316796305102016062. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/8792. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos