Intuitividade de um produto assistivo de uso doméstico e influência das affordances na percepção
Resumo
A Interação homem-objeto tem sido foco de pesquisa na área do design. No entanto, as affordances influenciam na percepção e intuição de uso de um objeto e possibilitam diferentes formas de interação com os artefatos. Este estudo investigou o uso intuitivo de um produto doméstico e assistivo - Girador em T para botões de eletrodomésticos - com base nos procedimentos propostos por Silva e Okimoto (2011). Os resultados demostram que as affordances influenciam na percepção e interação com o produto, portanto, testes desta natureza são uma ferramenta importante porque contribuem significativamente ao analise da intuitividade e os estímulos ambientais, além de permitir reflexão importante acerca de questões histórico-culturais dos sujeitos e quem influenciam no uso.A Interação homem-objeto tem sido foco de pesquisa na área do design. No entanto, as affordances influenciam na percepção e intuição de uso de um objeto e possibilitam diferentes formas de interação com os artefatos. Este estudo investigou o uso intuitivo de um produto doméstico e assistivo - Girador em T para botões de eletrodomésticos - com base nos procedimentos propostos por Silva e Okimoto (2011). Os resultados demostram que as affordances influenciam na percepção e interação com o produto, portanto, testes desta natureza são uma ferramenta importante porque contribuem significativamente ao analise da intuitividade e os estímulos ambientais, além de permitir reflexão importante acerca de questões histórico-culturais dos sujeitos e quem influenciam no uso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index