Estudo Antropométrico de Condutores de Ônibus como Ferramenta para Seleção de Assentos de Motoristas
Resumo
O posto de trabalho do condutor de ônibus deve dispor de instalações funcionais e apropriadas, evitando assim possíveis riscos aos quais os condutores são expostos. Este trabalho tem como objetivo identificar as características antropométricas dos condutores de ônibus de uma empresa de transporte urbano da cidade de Joinville e fornecer subsídios para seleção do melhor assento para os condutores. Este estudo está dentro de um escopo maior de um projeto que visa fornecer embasamento técnico-científico para auxiliar a empresa no processo de tomada de decisão quanto a seleção de modelos de assentos para os condutores. Os estudos foram realizados considerando 111 motoristas, de diferentes idades. Ao final é realizada uma avaliação de diferentes tipos de assentos de ônibus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index