Diferenciação na Prestação do Serviço: estudo de caso de empressa de serviços contábeis

Autores

  • Thaiana Pereira dos Anjos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo Balbinot Reis Instituto Federal Catarinense
  • Eugenio Andrés Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leila Amaral Gontijo Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A prestação de serviços vem crescendo no Brasil e as empresas buscam novas oportunidades de se diferenciar. O objetivo desse artigo é propor estratégias de Gestão de Design, aliadas às ferramentas de desenvolvimento de serviço, a fim de auxiliar no processo de melhoria do serviço e na criação de soluções inovadoras. O estudo de caso realizado adotou os seguintes procedimentos: realização de uma entrevista com o empreendedor de uma empresa de serviços contábeis na Região da Grande Florianópolis, elaboração do modelo de negócios da empresa utilizando a ferramenta Business Plan Canvas, implementação das soluções para o reposicionamento da marca e mapeamento de todos os serviços utilizando a ferramenta Blueprint. Concluiu-se que a criação de estratégias permitiu mostrar ao cliente elementos de valor que o diferenciem dos concorrentes, fazendo com que o serviço seja prestado com mais agilidade e qualidade.

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Biografia do Autor

Thaiana Pereira dos Anjos, Universidade Federal de Santa Catarina

Thaiana Pereira dos Anjos é graduada em Engenharia de Computação pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) (2010), mestrado em Engenharia de Produção, área Ergonomia, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) (2012) e doutoranda em Engenharia de Produção, área Ergonomia, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Realizou projetos para o desenvolvimento e avaliação de interfaces ergonômicas voltadas ao público idoso, avaliação de tecnologias assistivas voltadas às pessoas paraplégicas, desenvolvimento e avaliação de interfaces para a fiscalização de estabelecimentos de saúde juntamente ao Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, avaliação de interfaces de telecomunicações, entre outros. Tem experiência no desenvolvimento de interfaces ergonômicas focado na usabilidade e na experiência do usuário.

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

ANJOS, Thaiana Pereira dos; REIS, Rodrigo Balbinot; MERINO, Eugenio Andrés Díaz; GONTIJO, Leila Amaral. Diferenciação na Prestação do Serviço: estudo de caso de empressa de serviços contábeis. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 3, n. 06, p. 111–137, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/6122. Acesso em: 21 nov. 2024.