A Avaliação Heurística Aplicada ao Plano de Superfície no Método de Projeto Centrado no Usuário, de Jesse James Garrett

Autores

  • Airton Jordani Jardim Filho Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Sandra Regina Ramalho e Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo

O objetivo deste artigo é propor a aplicação da técnica de avaliação heurística de interface já na etapa de Superfície, antes mesmo do projeto ser disponibilizado ao usuário final, no método de projeto de interfaces web centrado no usuário de Jesse James Garrett, em função da provável redução do retrabalho e, por consequência, do custo de desenvolvimento de projeto, de uma maneira geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Jordani Jardim Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Design - Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC). Coordenador de Design e Programação Visual da Diretoria-Geral de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-graduando (especialização) em UX Design, também na UFSC. Experiência na área de Artes Visuais e Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual. Principais temas de atuação: Método de Projeto, Semiótica, História do Design Brasileiro, UX Design, Design Editorial, Arte-Educação e Gravura.

Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Desenho Industrial - Design do Produto e Design Gráfico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Hall Ceart (UDESC) e da Revista Human Factors in Design (PPGDESIGN/UDESC), docente na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (graduação e mestrado), coordenador de pós-graduação (especialização) e docente na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, além de avaliador ad hoc do INEP/BASis e do Conselho Estadual de Educação CEE/SC e consultor ad hoc do CNPq. Tem experiência na área de Desenho Industrial: ensino e pesquisa em design, gestão do design, metodologia de projeto e fatores humanos.

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1986), é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (1998), com pós-doutoramento na França, em Semiótica Visual (2002). Pesquisadora e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, atua na Graduação e no Mestrado em Artes Visuais e Design como professora e orientadora. É membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares do CNPq e, também, é membro da InSEA (International Society of Education through Art), da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), da AICA (Association Internationale de Critiques dArt), da ISVS (International Association of Visual Semiotics), do CRICC (Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions) da Université Paris 1- Panthéon-Sorbonne. Pesquisa nas áreas de Semiótica Visual, Ensino de Arte e Teoria e Crítica da Arte. Entre as publicações, é autora dos livros "Imagem também se lê" (2005;2009), "Moda também é texto" (2007); "Sentidos à mesa - saberes além dos sabores" (2010) e "Diante de uma Imagem", (2010); também é co-organizadora de "Ensaios em torno da Arte" (2008); " Variantes na Visualidade" (2010); "Proposições Interativas: arte, pesquisa e ensino" (2010); Proposições Interativas II (2011) e Proposições Interativas III (2011). Foi Diretora Geral do Centro de Artes (1999-2001), Pró-Reitora de Ensino (1990-1994) e Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Comunidade (2003). Presidente da ANPAP/Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (gestão 2007-2008), foi agraciada com a Medalha do Mérito Universitário João David Ferreira Lima pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e com a Medalha do Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (2009-2011).

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

JORDANI JARDIM FILHO, Airton; NUNES VIANNA DOS SANTOS, Flávio Anthero; RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. A Avaliação Heurística Aplicada ao Plano de Superfície no Método de Projeto Centrado no Usuário, de Jesse James Garrett. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 3, n. 06, p. 20–34, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/6032. Acesso em: 19 abr. 2024.