Análise Ergonômica do Trabalho: Aplicação de um Estudo Postural em um Posto de Trabalho na Indústria Pesqueira
Resumo
A Análise Ergonômica do Trabalho tem desempenhado um papel fundamental no entendimento das relações entre o homem e seu trabalho. O estudo dos aspectos físicos, cognitivos e emocionais inerentes às atividades exercidas no ambiente de trabalho proporciona a criação de uma visão mais ampla, permitindo a identificação de problemas e soluções que visem melhorar continuamente as atividades executadas pelo homem. Neste contexto o presente artigo apresenta um estudo desenvolvido em um posto de trabalho da indústria pesqueira. A pesquisa tem como objetivo direcionador construir um diagnóstico físico-postural da atividade realizada no posto de trabalho, tendo como eixo delineador a Análise Ergonômica do Trabalho. Com os resultados obtidos foi gerado um conjunto de informações que serve de base para uma discussão sistemática da importância da avaliação postural do trabalho, porém não desconsiderando o conjunto de variáveis condicionantes que englobam toda a atividade.
Palavras chave: Ergonomia; Análise ergonômica do trabalho; Avaliação postural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index