Aplicação da fase de projeto informacional no projeto de vasos sanitários para idosos.

Autores

  • Roseane Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clariana Fischer Brendler Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabio Gonçalves Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vilson João Batista Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Régio Pierre da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Com a crescente longevidade demográfica brasileira, se faz necessário o estudo contínuo sobre as necessidades e dificuldades dos idosos mediante as atividades da vida diária. Assim, este artigo tem por objetivo levantar considerações pertinentes para contribuir na discussão e no desenvolvimento de produtos, sobretudo na fase do projeto informacional, para ambientes de higienização. Considerando a faixa etária, o presente trabalho focou no usuário e sua demanda básica e respectivas ofertas pela: análise de mercado, análise da função, análise de uso e análise ergonômica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com o público alvo, no Abrigo Oscar José Pithan situado na cidade de Santa Maria-RS, e utilizando como abordagem visitas acompanhadas com entrevistas qualitativas do tipo semi-estruturadas. Na sequência fizeram-se observações ‘in-loco’, atentando para a utilização do ambiente banheiro e o respectivo uso do vaso sanitário. Todos os registros da pesquisa de campo serviram de subsídio para as fases do Desenvolvimento de Produtos (PDP), especialmente nas fases do projeto informacional e projeto conceitual que indicaram descritivos para o Projeto Final do Produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Desenhista Industrial - projeto de produtos pela universidade federal de santa maria (2011), mestranda do curso de pos-graduação em design com enfase em design e tecnologia.

Downloads

Publicado

2013-03-06

Como Citar

SILVA, Roseane Santos da; BRENDLER, Clariana Fischer; TEIXEIRA, Fabio Gonçalves; BATISTA, Vilson João; DA SILVA, Régio Pierre. Aplicação da fase de projeto informacional no projeto de vasos sanitários para idosos. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2966. Acesso em: 29 mar. 2024.