APLICAÇÃO DO MÉTODO ABERTO (MD3E) EM PROJETOS ERGONÔMICOS DE PRODUTOS
Resumo
Segundo Ferreira et al (2003), a atividade de desenvolvimento de produtos assume uma postura de destaque no cenário empresarial, constituindo um importante fator de competitividade. Para a realização de um projeto de produto precisa-se aplicar um método que traga segurança e aumente as chances de sucesso. Neste artigo, serão tratados dois padrões de metodologias: aberta e fechada. Inicialmente, são apresentados métodos fechados com foco na Ergonomia. Posteriormente, diferenciam-se os métodos abertos e fechados, através da exposição do método aberto de Desdobramento em 3 Etapas (MD3E) e sua aplicação no campo da Ergonomia. Sendo ele um método aberto, o usuário tem que intervir em suas etapas para adequá-las ao seu trabalho, uma vez que não se configura como um modelo pronto. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo para se alcançar os resultados finais deste projeto de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index