O uso do papelão na comunicação assistiva de um educando surdocego: relato de experiência com calendários táteis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312242023180

Palavras-chave:

surdocegueira, tecnologia assistiva, calendário

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência no atendimento a um educando surdocego. O objetivo é apresentar o processo de ensino/aprendizagem com recursos de comunicação assistiva que supriram as dificuldades encontradas pela docente. A necessidade de o educando entender a divisão cronológica do tempo levou às pesquisas que geraram a construção de calendários táteis para que ele tivesse acesso a esse conhecimento. A metodologia empregada tem por base o relato de experiência da professora, resultando em apropriação processual exitosa pelo educando, comprovando que a mediação, por meio desses recursos, contribuiu para a educação de surdocegos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Karen Bruggemann Faucz Andrade, Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de atendimento às pessoas com surdez

Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais e Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Especialização em Psicopedagogia (2005). É professora titular da Fundação Catarinense de Educação Especial e atualmente coordena o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de atendimento às pessoas com surdez - CAS/ FCEE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e também na Reabilitação Auditiva voltada à crianças surdas usuárias de Implante Coclear. 

Vanessa Paula Rizzotto, Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de atendimento às pessoas com surdez

Graduada em Letras - Português/Italiano pela UNIOESTE - PR (2005 - 2008) e licenciada em Educação Especial pela UNOESC - PARFOR (2009-2013); proficiente em LIBRAS - Aprovado no Exame Nacional de Certificação de Proficiência pelo INES/UFSC - PROLIBRAS (2015); pós-graduada em Libras pela UNIASSELVI (2012- 2013) e pós-graduada em Linguagens pela UFSC (2017-2019). Hoje atuo como professora e pedagoga no CAS/FCEE - Estado de Santa Catarina.

Suzi de Cougo Souto, Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de atendimento às pessoas com surdez

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Curso de Especialização em Educação de Surdos(2007). Curso de Especialização em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva (2013) Atualmente é Pedagoga do CAS ( Centro de Capacitação de profissionais e de Atendimento às pessoas com Surdez e professora de alunos surdocego). Tem experiência na área de Educação com alunos especiais. 

Referências

ARAUJO, Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de. Surdocegueira: intervenção e desafios de uma inclusão. Avesso do Avesso, Araçatuba, v. 15, n. 15, p. 62-79, nov. 2017. Disponível em:<https://feata.edu.br/downloads/revistas /avessodoavesso/v15_artigo05_inclusao.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2023.

CAMBRUZZI, Rita de Cássia Silveira. Recursos pedagógicos acessíveis ao aluno com surdocegueira por Síndrome de Usher: um estudo de caso. Tese apresentada à UFSCar, São Carlos, 2013. Disponível em: > https://repositorio.ufscar.br/bitstr eam/handle/ufscar/3130/5036.pdf?sequence=1>. Acesso em: 2 jun. 2023.

GALVÃO, Daiane Leszarinski. O ensino de geometria plana para uma aluna com surdocegueira no contexto escolar inclusivo.Dissetação apresentada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus – Ponta Grossa, 2017. Disponível em: <https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2472/1/PG_PPGECT_M_Galv%C3%A3o%2C%20Daiane%20Leszarinski_2016.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2023.

SANTA CATARINA. Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Diretrizes para o atendimento educacional especializado (AEE) na rede regular de ensino de Santa Catarina [livro eletrônico].Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). – São José/SC: FCEE, 2021. Disponível em: <https://www.fcee.sc.gov.br/ informacoes/biblioteca-virtual/educacao-especial/temas-gerais/1400-diretrizes-para-o-atendimento-educacional-especializado-aee-na-rede-regular-de-ensino-de-santa-catarina>. Acesso em: 26 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

ANDRADE, Fernanda Karen Bruggemann Faucz; RIZZOTTO, Vanessa Paula; SOUTO, Suzi de Cougo. O uso do papelão na comunicação assistiva de um educando surdocego: relato de experiência com calendários táteis. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 180–186, 2023. DOI: 10.5965/2316796312242023180. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/24584. Acesso em: 27 abr. 2024.