O uso do papelão na comunicação assistiva de um educando surdocego: relato de experiência com calendários táteis
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796312242023180Palavras-chave:
surdocegueira, tecnologia assistiva, calendárioResumo
Este trabalho é um relato de experiência no atendimento a um educando surdocego. O objetivo é apresentar o processo de ensino/aprendizagem com recursos de comunicação assistiva que supriram as dificuldades encontradas pela docente. A necessidade de o educando entender a divisão cronológica do tempo levou às pesquisas que geraram a construção de calendários táteis para que ele tivesse acesso a esse conhecimento. A metodologia empregada tem por base o relato de experiência da professora, resultando em apropriação processual exitosa pelo educando, comprovando que a mediação, por meio desses recursos, contribuiu para a educação de surdocegos.
Downloads
Referências
ARAUJO, Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de. Surdocegueira: intervenção e desafios de uma inclusão. Avesso do Avesso, Araçatuba, v. 15, n. 15, p. 62-79, nov. 2017. Disponível em:<https://feata.edu.br/downloads/revistas /avessodoavesso/v15_artigo05_inclusao.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2023.
CAMBRUZZI, Rita de Cássia Silveira. Recursos pedagógicos acessíveis ao aluno com surdocegueira por Síndrome de Usher: um estudo de caso. Tese apresentada à UFSCar, São Carlos, 2013. Disponível em: > https://repositorio.ufscar.br/bitstr eam/handle/ufscar/3130/5036.pdf?sequence=1>. Acesso em: 2 jun. 2023.
GALVÃO, Daiane Leszarinski. O ensino de geometria plana para uma aluna com surdocegueira no contexto escolar inclusivo.Dissetação apresentada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus – Ponta Grossa, 2017. Disponível em: <https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2472/1/PG_PPGECT_M_Galv%C3%A3o%2C%20Daiane%20Leszarinski_2016.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2023.
SANTA CATARINA. Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Diretrizes para o atendimento educacional especializado (AEE) na rede regular de ensino de Santa Catarina [livro eletrônico].Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). – São José/SC: FCEE, 2021. Disponível em: <https://www.fcee.sc.gov.br/ informacoes/biblioteca-virtual/educacao-especial/temas-gerais/1400-diretrizes-para-o-atendimento-educacional-especializado-aee-na-rede-regular-de-ensino-de-santa-catarina>. Acesso em: 26 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Human Factors in Design
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index