Anatomia Tátil 3D: material educativo inclusivo para o ensino e aprendizagem da anatomia humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312242023083

Palavras-chave:

ensino inclusivo, anatomia humana, impressão 3D

Resumo

Este estudo apresenta o desenvolvimento do projeto Anatomia Tátil 3D baseado nos princípios do Desenho Universal (DU). O objetivo é criar representações tridimensionais de órgãos humanos, visando o ensino de estudantes do Ensino Fundamental II. Utilizando o software Blender, imagens do aplicativo Atlas Anatomia 3D são referências para a modelagem e posterior impressão 3D. As peças desenvolvidas incluem texturas representativas dos tecidos dos órgãos, legendas em Braille e alfabeto tradicional. O estudo cumpre os princípios do DU, garantindo equidade, adaptação, segurança e facilidade de uso para todos os estudantes, promovendo uma experiência educacional inclusiva e enriquecedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Roges Teixeira Góes, Federal University of Paraná

Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia. Professor no Departamento de Expressão Gráfica e nos Programas de Pós-graduação: Educação em Ciências e em Matemática; e Educação: Teoria e Prática de Ensino; todos na UFPR. Membro do Comitê Gestor do NAPI Tecnologia Assistiva da Fundação Araucária.

Poliana Batista Pinheiro, Federal University of Paraná

Bacharelanda em Expressão Gráfica na UFPR. Bolsista de Iniciação Científica – CNPq.

José Ricardo Dolenga Coelho, Federal University of Paraná

Mestre em Educação. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Professor na rede municipal de ensino de Curitiba/PR.

Heliza Colaço Góes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba. Professora nos Programas de Pós-graduação: Educação em Ciências e em Matemática e Educação: Teoria e Prática de Ensino, ambos na UFPR.

Referências

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARLETTO, A. C.; CAMBIAGHI, S. Guia Desenho Universal: um conceito para todos, 2007. Disponível em: https://www.maragabrilli.com.br/wpcontent/uploads/2016/01/universal_web-1.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

GÓES, A. R. T.; COSTA, P. K. A. Do Desenho Universal ao Desenho Universal para Aprendizagem. In: GÓES, A. R. T.; COSTA, P. K. A. (Orgs.). Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: Fundamentos, Práticas e Propostas para Educação Inclusiva. São Carlos: Pedro & João Editores, 1. ed., 2022, pp. 25-33.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

GÓES, Anderson Roges Teixeira; PINHEIRO, Poliana Batista; COELHO, José Ricardo Dolenga; GÓES, Heliza Colaço. Anatomia Tátil 3D: material educativo inclusivo para o ensino e aprendizagem da anatomia humana. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 083–093, 2023. DOI: 10.5965/2316796312242023083. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/24564. Acesso em: 27 abr. 2024.