Adoção e uso da Tecnologia Assistiva em Atendimento Educacional Especializado – AEE
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796312242023104Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado, Planejamento, Relatório, InclusãoResumo
A adoção e a utilização de Tecnologia Assistiva – TA no Atendimento Educacional Especializado são fundamentais para favorecer a inclusão de educandos com deficiência, por proporcionarem o acesso, a permanência e a participação ao permitir ou ampliar a funcionalidade no contexto escolar. Realizou-se estudo de caso em duas etapas: retrospectiva, documental, referente à análise de documentos institucionais; e prospectiva, exploratória, com entrevistas. Objetivou avaliar se a TA estava presente no planejamento e nos relatórios de atendimento do AEE e como era utilizada. Evidenciou-se que a TA está muito presente no cotidiano do AEE, mas não é descrita nos documentos institucionais.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1985. [Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro], 2004.
BRASIL. Ata VII Reunião do Comitê de Ajudas Técnicas: CAT CORDE SEDH PR. Brasília, DF: CAT, 2007. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Ata_VII_Reuni%C3%A3o_do_Comite_de_Ajudas_T%C3%A9cnicas.pdf. Acesso em: 04 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, de 7 de julho de 2015.
CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE - CIF. Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família de Classificações Internacionais em Português, org.; coordenação da tradução Cássia Maria Buchalla. - 1. ed., 4. reimpre. atual. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2022.
CORRÊA, N M R; RODRIGUES, Ana Paula Neves. Tecnologia Assistiva no atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência. Revista Linhas. Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 87-101.
GRAMKOW, S. A. Adoção e uso da Tecnologia Assistiva no Atendimento Educacional Especializado – AEE. 106 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva) – Fundação Escola de Governo – ENA, Florianópolis, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Human Factors in Design
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index