Adoção e uso da Tecnologia Assistiva em Atendimento Educacional Especializado – AEE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312242023104

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado, Planejamento, Relatório, Inclusão

Resumo

A adoção e a utilização de Tecnologia Assistiva – TA no Atendimento Educacional Especializado são fundamentais para favorecer a inclusão de educandos com deficiência, por proporcionarem o acesso, a permanência e a participação ao permitir ou ampliar a funcionalidade no contexto escolar. Realizou-se estudo de caso em duas etapas: retrospectiva, documental, referente à análise de documentos institucionais; e prospectiva, exploratória, com entrevistas. Objetivou avaliar se a TA estava presente no planejamento e nos relatórios de atendimento do AEE e como era utilizada. Evidenciou-se que a TA está muito presente no cotidiano do AEE, mas não é descrita nos documentos institucionais.

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Biografia do Autor

Samanta Ariane Gramkow, APAE Rio do Sul / Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAESP

Pedagoga em Educação Especial (UNISUL, 2002), com especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (ENA/FCEE, 2022). Diretora Pedagógica na Escola Recanto Alegre da APAE de Rio do Sul.

Ana Carolina Rodrigues Savall, Fundação Catarinense de Educação Especial

Terapeuta Ocupacional (PUC Goiás, 2004), com mestrado em Ciências do Movimento Humano (UDESC, 2008). Coordenadora do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva – CERTA da Fundação Catarinense de Educação Especial.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

GRAMKOW, Samanta Ariane; SAVALL, Ana Carolina Rodrigues. Adoção e uso da Tecnologia Assistiva em Atendimento Educacional Especializado – AEE . Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 104–115, 2023. DOI: 10.5965/2316796312242023104. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/24562. Acesso em: 21 fev. 2024.