Integração de Redes Universitárias para o aprimoramento da Produção de Tecnologia Assistiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312242023013

Palavras-chave:

Redes Universitárias, Tecnologia Assistiva, Design Centrado no Usuário

Resumo

As redes universitárias fortalecem o desenvolvimento científico e interdisciplinar. O objetivo deste estudo é discutir a integração entre UFPR e UDESC para o aprimoramento de Tecnologia Assistiva. A partir do método de revisão histórica temporal, entre 2016 e 2023, são levantadas as teses e dissertações realizadas pelos laboratórios LABERG/UFPR e Li2TA/UDESC. Foram encontradas e categorizadas, 28 pesquisas, a partir da ISO 9999:2016. Os resultados da revisão indicaram que os laboratórios podem desenvolver novas pesquisas no que tange o método de Design Centrado no Usuário, através da experiência de projetos de artefatos, ferramentas e dispositivos desenvolvidos nas universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio César do Amaral, Federal University of Paraná

Graduado em Design pela Universidade da Região de Joinville (2012) e com Curso de Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity (2017). Tem experiência na área design, criação de peças gráficas, direção criativa, inbound marketing, automação de marketing e tráfego pago

Milton José Cinelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Associado e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design na linha Interfaces e Interações Físicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Experiência na área de Física, atuando nos seguintes temas: Tecnologias Assistivas, Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistemas de Instrumentações ópticos. Coordenador de Pesquisa Institucional da UDESC 2010-2016.

Susana Cristina Domenech, Universidade do Estado de Santa Catarina

ProfessorTitular VIII da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Centro de Educação à Distância (CEAD) - Departamento de Educação Científica e Tecnológica (DECT). Coordenadora do Laboratório de Ciências e Tecnologia Assistiva desde 2022. Participou da criação do Curso de Doutorado em Ciências do Movimento Humano (UDESC). Atualmente é pesquisador integrante do grupo de pesquisa "Tecnologia Assistiva e Fatores Humanos-UDESC", e Líder do Grupo "Tecnologia Assistiva, Ciência Inovação Tecnológica - UDESC". É membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Assistivas - RPDTA (CNPq). Participa na representação da UDESC como signatária do Movimento Nacional de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Santa Catarina (SC), vinculado à ONU.

Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Titular do Departamento de Design da UDESC, atuando na graduação do curso de Design, nas pós-graduações em Design e em Administração daquela universidade. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia e usabilidade, desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e metodologia de projeto e desenvolvimento colaborativo de produtos. 

Enrico Oliveira Lazzari, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando no Pós Graduação em Design (PPGDesign) da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2022) e bolsista PROMOP em pesquisas sobre Ergonomia Organizacional e Macroergonomia, dentro da grande área de Ergonomia e Fatores Humanos. Designer Industrial, formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2019). Mestre em Design, Ergonomia e Fatores Humanos, no programa de Pós Graduação em Design (PPGDesign) da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Elton Moura Nickel, Universidade do Estado de Santa Catarina

É Doutor (2012) e Mestre (2009) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Engenharia do Produto e Processo e possui graduação em Design Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Foi Chefe do Departamento de Design (2015-2017) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design (2020-2022) da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto

Professora Titular do Departamento de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Paraná. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design (2022-2024). Coodenadora do NAPI-TA - Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva, da Fundação Araucária.(2022-2027). Atuando no curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UFPR e nos Programas de Pós-graduação: Engenharia Mecânica (PGMEC) e DESIGN (PPGDesign) da UFPR. Coordena o Laboratório de Ergonomia e Usabilidade (LABERG, UFPR). Coordenadora da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA)

Referências

ADAM, Dominique Leite. Design multimodal: contribuições para o processo de design de interfaces inclusivas em eletrodomésticos. Curitiba, 2022. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design.

BARBOSA, Maria Lilian de Araújo. Identificação de valores de referência dimensional do código tátil see color por processo de embossing para aplicação em tecnologias assistivas. Curitiba, 2019. Dissertação (Mestrado) – Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná.

BERSCH, Rita. Tecnologia assistiva ou tecnologia de reabilitação? CNRTA-CENTRO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA ASSISTIVA (Organizador), p. 45, 2014.

BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, v. 21, 2017. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf . Acesso em 14 jul. 2023.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146. Brasília, 2015.

BRASIL. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Cnpq. Redes de Pesquisa. 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/y2xrurf7. Acesso em: 04 ago. 2023.

BROGIN, Bruna. Método de design para cocriação de moda funcional para pessoas com deficiência. Curitiba, 2019. Tese (Doutorado) - Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COSTA, Ana Helena Perez. Desenvolvimento de solução para problemas de transferência para pessoas em cadeira de rodas. Curitiba, 2021. Dissertação (Mestrado) - Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná.

EICHINGER, Fernando Luís Fischer. Programa de exercícios utilizando um jogo sério em pacientes com hemiparesia por acidente vascular cerebral. Florianópolis, 2017. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina.

EUSTAT, 1999. Educação em tecnologias de apoio para utilizadores finais linhas de orientação para formadores. Disponível em: http://www.siva.it/research/eustat/download_por.html. Acesso em 04 ago. 2023.

GARCIA, Jesus Carlos Delgado. Deficiência e Tecnologia Assistiva: Conceitos e Implicações para as Políticas Públicas. CNRTA-CENTRO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA ASSISTIVA (Organizador), p. 69, 2014.

GARCÍA, Jesus Carlos Delgado; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. PESQUISA NACIONAL DE TECNOLOGIA ASSISTIVA. São Paulo: Instituto de Tecnologia Social, 2012. 64 p. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/368505.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed - São Paulo. Atlas – 2008.

GIORDANI, Bianca Marina. Fatores humanos e embalagens: relação entre características físicas que se alteram com o envelhecimento e a abertura de produtos cosméticos. Florianópolis, 2019. Dissertação (Mestrado) - Centro de Artes, Mestrado em Design na Universidade do Estado de Santa Catarina,

GIRARDI, Enrico Oliveira Lazzari. Ergonomia organizacional para prevenção do abandono de tecnologia assistiva em centros especializados em reabilitação. Florianópolis, 2022. Dissertação (Mestrado) - Centro de Artes, Design e Moda, Mestrado em Design na Universidade do Estado de Santa Catarina.

GONZÁLEZ, F. V. Redes universitarias regionales de innovación: nuevo escenario de aprendizaje social. Revista Historia de La Educación Latinoamericana, [S.L.], v. 16, n. 22, p. 213-229, 13 fev. 2014. Universidad Pedagogica y Tecnologica de Colombia. http://dx.doi.org/10.9757/rhela.22/10.

GRUBER, Thays. Diretrizes para desenvolvimento de aplicativos de Realidade Aumentada para crianças com TEA na perspectiva do Desenho Universal. Curitiba, 2022. Dissertação (Mestrado) – Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design na Universidade Federal do Paraná.

GUIMARÃES NETO, Camila Braga. Diretriz metodológica para avaliação de peças gráficas de apoio à serviços de saúde pública: uma abordagem baseada em design de serviços para avaliação de tecnologia em saúde. Florianópolis, 2017. Dissertação (Mestrado) - Centro de Artes, Mestrado em Design na Universidade do Estado de Santa Catarina.

ILHA, Amanda Santos. Autonomia na identificação de embalagens através de aplicativo de interação sonora para consumidores cegos: uma avaliação de usabilidade. Florianópolis, 2021. Dissertação (Mestrado) - Centro de Artes, Design e Moda, Mestrado em Design na Universidade do Estado de Santa Catarina.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION [ISO]. Standards. 2016. Disponível em: <http://www.iso.org/iso/home/standards.htm.>. Acesso em: 03 ago. 2023.

KOEHLER, Maria de Lourdes Capponi Arruda. Desenvolvimento de instrumento de avaliação ergonômica do ambiente construído para idosos independentes. Florianópolis, 2019. Dissertação (Mestrado) - Centro de Artes, Mestrado em Design na Universidade do Estado de Santa Catarina.

LOPES, Geluza Gabriela Tagliaro. Avaliação de usabilidade de sutiãs para usuárias com artrite reumatoide. Florianópolis, 2020. Dissertação (Mestrado) - Centro de Artes, Mestrado em Design na Universidade do Estado de Santa Catarina.

MARCHI, Sandra Regina. Design universal de código de cores tátil: contribuição de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Curitiba, 2019. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Setor de Tecnologia na Universidade Federal do Paraná.

MUNIZ, Julia Pereira Steffen. Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes. Curitiba, 2022. Dissertação (Mestrado) - Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design na Universidade Federal do Paraná.

OLIVEIRA, Rodrigo Diego de. Recomendações de acessibilidade e usabilidade para Chatbots web: inclusão do usuário cego. Curitiba, 2021. Dissertação (Mestrado) — Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná.

OLIVEIRA, Tainá Apoena Bueno de. Estímulos sensoriais: potencialidades na interação de usuários Cegos em painéis de eletrodomésticos. Florianópolis, 2018. Dissertação (Mestrado) - Centro de Artes, Mestrado em Design na Universidade do Estado de Santa Catarina.

OKIMOTO. Maria Lucia Leite Ribeiro et al. Rede de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia assistiva / organizadores Maria Lúcia Ribeiro Okimoto...[et al.]. – 1.ed. – Bauru, SP : Canal 6, 2022.

OFUCHI, Katsuk Suemitsu. Estudo da experiência das pessoas com deficiência visual em restaurantes. Curitiba, 2016. Dissertação (Mestrado) – Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná.

PICHLER, Rosimeri Franck. User-Capacity Toolkit: conjunto de ferramentas para guiar equipes multidisciplinares nas etapas de levantamento, organização e análise de dados em projetos de Tecnologia Assistiva / Rosimeri Franck Pichler; orientador, Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, 2019. 297 p.

PILATTI, Luiz Alberto. Internalização da interdisciplinaridade como condição para a internacionalização da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. In: PHILIPPI, J. R., A.; Fernandes, V.; Pacheco, R. C. S. Ensino, pesquisa e inovação: desenvolvendo a interdisciplinaridade. Barueri, São Paulo: Manole. 2017.

RIBEIRO, Gisele Yumi Arabori. Aplicação do código see color em imagens: um estudo de caso. Curitiba, 2019. Dissertação (Mestrado) – Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná.

RIBEIRO, Mariê Souza. Análise da pressão plantar de mulheres com obesidade: comparação de diferentes alturas de calçados de salto. Florianópolis, 2016. Dissertação (Mestrado) - Centro de Artes, Mestrado em Design na Universidade do Estado de Santa Catarina.

RODRIGUES, Ricardo Schwinn. Proposição de sistemática para a adaptação ergonômica de equipamentos de reabilitação aquática adequados às limitações e capacidades manuais de indivíduos com artrite reumatóide. Florianópolis, 2017. Dissertação (Mestrado) - Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design na Universidade do Estado de Santa Catarina.

ROSENMANN, Gabriel Chemin. Utilização de metaconceitos no design de sistemas de produto+serviço para manufatura e design distribuídos de tecnologia assistiva. Curitiba, 2022. Tese (Doutorado) – Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-graduação em Design na Universidade Federal do Paraná.

SANCHES, Emilia Christie Picelli. Artefato de auxílio ao design de imagens audiotáteis impressas em 3D para educação inclusiva de cegos. Curitiba, 2023. Doutorado (Tese) – Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design na Universidade Federal do Paraná.

SANTOS, Fabiane Maria Klitzke dos. Jogo sério para avaliação e treinamento do equilíbrio de hemiparéticos por acidente vascular cerebral. Florianópolis, 2021. Dissertação (Mestrado) - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Mestrado em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Rev. atual. 4. ed. – Florianópolis: UFSC, 2005.138p.

SILVA, Caelen Teger da. Levantamento antropométrico digital por escaneamento 3D para modelagem na produção de moda plus size. Curitiba, 2020. Dissertação (Mestrado) – Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná.

SIERRA. Isabella de Souza. Sistemas de viabilização e padronização da antropometria digital estática para pessoas com deficiência motora. Curitiba, 2022. Tese (Doutorado) - Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design na Universidade Federal do Paraná,

SIERRA, Isabella de Souza. Sistematização da prescrição de assentos para adequação postural de pessoas com tônus muscular anormal. Florianópolis, 2017. Dissertação (Mestrado) - Centro de Artes, Mestrado em Design na Universidade do Estado de Santa Catarina.

SUGAWARA, André T. et al. Abandonment of assistive products: assessing abandonment levels and factors that impact on it. Disability And Rehabilitation: Assistive Technology, v. 13, n. 7, p. 716-723, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/17483107.2018.1425748.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. International Classification of Functioning, Disability, and Health: ICF. World Health Organization, 2001. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/42407. Acesso em: 04 ago. 2023.

YUANGENG, L. (1990). The new technological revolution and adult education. Chinese Education, 23(3), 63-79.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

AMARAL, Julio César do; CINELLI, Milton José; DOMENECH, Susana Cristina; FERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes; LAZZARI, Enrico Oliveira; NICKEL, Elton Moura; OKIMOTO, Maria Lúcia Leite Ribeiro. Integração de Redes Universitárias para o aprimoramento da Produção de Tecnologia Assistiva. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 013–025, 2023. DOI: 10.5965/2316796312242023013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/24545. Acesso em: 28 abr. 2024.