Uso de ambiente virtual de aprendizagem em cursos EAD por pessoas com deficiência: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312242023038

Palavras-chave:

Moodle, Usabilidade, Pessoas com deficiência

Resumo

Este estudo revisou a ligação do abandono de cursos EAD por pessoas com deficiência e a usabilidade do Moodle®. Foram selecionados estudos em português, inglês e espanhol nas bases Scopus, Scielo e Science Direct. De oito artigos encontrados, cinco cumpriram os critérios de seleção. Os resultados indicaram barreiras maiores de acessibilidade para pessoas com deficiência visual em comparação com auditiva e melhoria da usabilidade com o uso de vídeos de qualidade e tabelas com legendas. O estudo destaca a necessidade de mais pesquisas sobre a usabilidade do Moodle® para pessoas com deficiência, especialmente no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Hendges Becker Ribeiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Ciências e Tecnologia pelo Centro de Educação a Distância da UDESC.

Guilherme Bilbao Soares da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Silva, Guilherme Bilbao Soares da. Bacharel em Ciências e Tecnologia pelo Centro de Educação a Distância da UDESC, e-mail: soarescbmsc@gmail.com

Enrico Oliveira Lazzari Girardi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Ergonomia e Fatores Humanos no PPGDesign da UDESC, membro do grupo de pesquisa Tecnologia Assistiva e Fatores Humanos – UDESC e Li2TA.

Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Universidade do Estado de Santa Catarina

Monte Blanco, Soeli Francisca Mazzini. Profa. Dra. no Centro de Educação a Distância (CEAD/UDESC) e na Pós-Graduação: Especialização em Educação Inclusiva e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI/UDESC).

Susana Cristina Domenech, Universidade do Estado de Santa Catarina

Domenech, Susana Cristina. Profa. Dra. Permanente do PPGDesign da UDESC e Profa. Associado VII no Centro de Educação à Distância (CEAD/UDESC). Membro do grupo de pesquisa Tecnologia Assistiva e Fatores Humanos – UDESC, Li2TA e RPDTA.

Referências

ARCHUNDIA SIERRA, Etelvina.; CERÓN GARNICA, Carmen. Objetos de Aprendizaje digital para personas con discapacidad visual en estructuras de datos: grafos (OAGRAF). Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 8, n. 16, p. 289-310, 2018.

BATANERO, Concha. et al. Accessible platforms for e‐learning: A case study. Computer Applications in Engineering Education, v. 25, n. 6, p. 1018-1037, 2017.

BITTENCOURT, Ibsen Mateus; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação, v. 22, n. 83, p. 465-504, 2014.

BUZZI, Maria Claudia; BUZZI, Marina; LEPORINI, Barbara. Accessing e-learning systems via screen reader: an example. In: HUMAN-COMPUTER INTERACTION. INTERACTING IN VARIOUS APPLICATION DOMAINS, n. 13, 2009, San Diego. Proceedings…San Diego: Springer Berlin Heidelberg, 2009.

CARVALHO, Aline Tomaz; SILVA, Andréa Soares Rocha da; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Acessibilidade no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle: Revisão de Literatura. Revista de Enfermagem, v. 7, n. 1, p. 969-976, 2013.

CASTRO, Sabrina Fernandes de; ALMEIDA, Maria Amelia. Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 2, pp. 179-194, 2014.

DEBEVC, Matjaž; STJEPANOVIČ, Zoran; HOLZINGER, Andreas. Development and evaluation of an e-learning course for deaf and hard of hearing based on the advanced Adapted Pedagogical Index method. Interactive learning environments, v. 22, n. 1, p. 35-50, 2014.

DURÃO, Mario; SEIBEL, Silene; MORAIS, Rosangela Aparecida. Evasão no Ensino Superior: Políticas de Permanência nos Cursos de Graduação à Distância de uma Instituição Pública. Revista Ibero-americana de Humanidade, Ciências e Educação, v. 8, n. 04, p. 737-757, 2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNS 2019: país tem 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/31445-pns-2019-pais-tem-17-3-milhoes-de-pessoas-com-algum-tipo-de-deficiencia . Acesso em: 10 jun. 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Inep apresenta resultados do Censo Superior 2020 ao CNE, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/inep-apresenta-resultados-do-censo-superior-2020-ao-cne. Acesso em: 10 jun. 2022.

KOSEC, Primož. et al. Accessible and collaborative Moodle-based learning management environment for web users with varying degrees of hearing. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTERS AND ADVANCED TECHNOLOGY IN EDUCATION, n. 14, 2011, Cambridge. Proceedings…, Calgary, Zurich: Acta Press, 2011.

LOBO, Ricardo Leardini. Análise da Acessibilidade para Deficientes Visuais no Sistema Moodle. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, n. 1, 2016, São Carlos. Anais..., São Carlos: SIED:EnPED, 2016.

BORGES, Ana Lucia et al. Educação a Distância e a Inclusão dos Estudantes com Necessidades Específicas no Iftm. In: MARTINS, A. P.; LIMA, G. G. (orgs.). Processos e Práticas de Ensino no IFTM: a inclusão e a diversidade. Minas Gerais: Uberaba, 2019.

SABBATINI, Renato Marcos Endrizzi. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet: A Plataforma Moodle. Campinas: Instituto Edumed, 2005.

SANTOS, Carlos Eduardo Rocha et al. Acessibilidade Digital em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Revisão Sistemática. EaD Em Foco, v. 11, n. 1, p. 1-17, 2021.

SANTOS, Giovana Silva; BALBINO, Lucas Alves; GOMES, Danilo Cortez. A Usabilidade de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo Sobre O Moodle No IFRN – Campus Currais Novos. HOLOS, v. 6, n. 1, p. 338-354, 2015.

SONNENSTRAHL, Thiago Siqueira; BERNARDI, Giliane; PERTILE, Solange. Análise de Interações do Ambiente Virtual de Aprendizagem para Predição de Evasão em Cursos no Ensino a Distância. EaD em Foco, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2021.

VALENTE, Luís; MOREIRA, Paulo; DIAS, Paulo. Moodle: moda, mania ou inovação na formação? In: ALVES, L.; BARROS, D.; OKADA, A. (orgs.) Moodle: estratégias pedagógicas e estudo de caso. Salvador: EDUNEB, 2009.

VICENTINI, Danielle Regina Bartelli. Direito à educação inclusiva – uma análise quanto à atuação do Estado na efetivação da política de inclusão educacional da pessoa com deficiência – Um desafio entre o ideal e o real. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) - Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

RIBEIRO, Ana Paula Hendges Becker; SILVA, Guilherme Bilbao Soares da; GIRARDI, Enrico Oliveira Lazzari; MONTE BLANCO, Soeli Francisca Mazzini; DOMENECH, Susana Cristina. Uso de ambiente virtual de aprendizagem em cursos EAD por pessoas com deficiência: uma revisão integrativa. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 038–047, 2023. DOI: 10.5965/2316796312242023038. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/24526. Acesso em: 23 nov. 2024.