Uso de ambiente virtual de aprendizagem em cursos EAD por pessoas com deficiência: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312242023038

Palavras-chave:

Moodle, Usabilidade, Pessoas com deficiência

Resumo

Este estudo revisou a ligação do abandono de cursos EAD por pessoas com deficiência e a usabilidade do Moodle®. Foram selecionados estudos em português, inglês e espanhol nas bases Scopus, Scielo e Science Direct. De oito artigos encontrados, cinco cumpriram os critérios de seleção. Os resultados indicaram barreiras maiores de acessibilidade para pessoas com deficiência visual em comparação com auditiva e melhoria da usabilidade com o uso de vídeos de qualidade e tabelas com legendas. O estudo destaca a necessidade de mais pesquisas sobre a usabilidade do Moodle® para pessoas com deficiência, especialmente no Brasil.

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Biografia do Autor

Ana Paula Hendges Becker Ribeiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Ciências e Tecnologia pelo Centro de Educação a Distância da UDESC.

Guilherme Bilbao Soares da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Silva, Guilherme Bilbao Soares da. Bacharel em Ciências e Tecnologia pelo Centro de Educação a Distância da UDESC, e-mail: soarescbmsc@gmail.com

Enrico Oliveira Lazzari Girardi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Ergonomia e Fatores Humanos no PPGDesign da UDESC, membro do grupo de pesquisa Tecnologia Assistiva e Fatores Humanos – UDESC e Li2TA.

Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Universidade do Estado de Santa Catarina

Monte Blanco, Soeli Francisca Mazzini. Profa. Dra. no Centro de Educação a Distância (CEAD/UDESC) e na Pós-Graduação: Especialização em Educação Inclusiva e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI/UDESC).

Susana Cristina Domenech, Universidade do Estado de Santa Catarina

Domenech, Susana Cristina. Profa. Dra. Permanente do PPGDesign da UDESC e Profa. Associado VII no Centro de Educação à Distância (CEAD/UDESC). Membro do grupo de pesquisa Tecnologia Assistiva e Fatores Humanos – UDESC, Li2TA e RPDTA.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

RIBEIRO, Ana Paula Hendges Becker; SILVA, Guilherme Bilbao Soares da; GIRARDI, Enrico Oliveira Lazzari; MONTE BLANCO, Soeli Francisca Mazzini; DOMENECH, Susana Cristina. Uso de ambiente virtual de aprendizagem em cursos EAD por pessoas com deficiência: uma revisão integrativa. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 038–047, 2023. DOI: 10.5965/2316796312242023038. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/24526. Acesso em: 28 abr. 2024.