Norma Regulamentadora 17: considerações para sua revisão
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796309172020137Resumo
Atualmente, as normas regulamentadoras no Brasil estão passando por ampla revisão. A norma de número 17 (NR-17) refere-se à ergonomia e descreve aspectos que contribuem para proporcionar ambientes de trabalho saudáveis e seguros. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar pesquisas que possam embasar alterações necessárias no texto da norma. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica para levantar os principais aspectos que estão sendo estudas na área atualmente. Com isso, foi identificado como pontos fortes a existência de uma norma em ergonomia, o uso da metodologia análise ergonômica do trabalho (AET) e parâmetros a serem seguidos, e como principais pontos frágeis a desatualização e falta de normas de referência, a inexistência de indicação do profissional elaborador da AET e a falta de obrigatoriedade da AET.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index