O USUÁRIO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO EM SERVIÇO: UM PANORAMA A PARTIR DA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796309172020096Resumo
Este estudo aborda a inovação em serviço em torno do design. A questão de pesquisa considerou “Quais ferramentas são mais utilizadas no processo de inovação em serviço quando o usuário é o foco?”. O objetivo foi realizar um panorama internacional e nacional, por meio da revisão integrativa, de publicações científicas que contemplem o tema. Assim, foram realizadas buscas em base de dados internacionais e nacionais. Como resultado, foram selecionadas sete dissertações e sete artigos para compor o portfólio bibliográfico. Por fim, foram identificadas 22 ferramentas ou técnicas de design aplicadas à inovação em serviço, tendo como foco o usuário. Como conclusão, foi possível observar que as reflexões ainda são divergentes e passíveis de melhorias, e que o tema é pouco explorado no campo do design e da inovação em serviço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index