Fatores Humanos no design de serviços: Perfil de consumo do público idoso em supermercados
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796309172020015Resumo
OBJETIVO: O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos das entrevistas realizadas com 150 usuários idosos de um supermercado da região da Grande Florianópolis com relação ao uso desse serviço, e fazer um paralelo com características gerais dos idosos brasileiros.
MÉTODOS: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 150 usuários idosos de um supermercado da região da grande Florianópolis. Os questionamentos relacionados às características da população idosa e seu comportamento em supermercados para delinear o perfil deste usuário.
RESULTADOS: Por meio desta coleta pode-se determinar, evidenciar e delimitar algumas características do perfil de consumo e uso do serviço de supermercado por esse público. Determinou-se a faixa etária que mais utiliza o serviço, suas preferências, frequência e motivações de utilização do supermercado, meios de transportes utilizados, diferenças no perfil masculino e feminino. E por fim fez-se a correlação dos resultados com características cognitivas e motoras particulares desse público.
CONCLUSÕES: O estudo da experiência do usuário ainda é algo recente, com definições diversas, o que dificulta a delimitação dos fatores que compreendem a experiência de consumo. Em contraponto, têm-se também as diferenças culturais que influem e resultam em diferentes experiências de compras e, finalmente, diferentes respostas do consumidor dentro do mercado pelos idosos. Por isso a identificação e delimitação das formas de consumo, necessidades, vontades e limitações do idoso em um supermercado mostrou-se um excelente aliado no embasamento e na geração de requisitos para o desenvolvimento de uma melhor experiência de consumo de um serviço e entendimento da realidade do consumidor idoso brasileiro.
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