Análise comparativa entre métodos ergonômicos análiticos de publicações editoriais impressas e digitais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796309172020003Resumo
Esse estudo tem como objetivo analisar os métodos utilizados por pesquisas que analisem ergonomicamente publicações em suporte digital ou impresso. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram retirados os estudos para a análise. Após a seleção, foram analisados que tipo de método cada estudo utilizou e, então, confrontados. Foram encontradas 9 pesquisas de acordo com os critérios. Descobriu-se que os métodos utilizados são bem distintos, porém houve uma prevalência do questionário pós-experimento. Os protocolos utilizados para análise de publicações em suporte digital utilizam heurísticas específicas que não podem ser transmutados para a análise de publicações impressas. Portanto, a melhor maneira de uma análise comparativa entre ambos os suportes é por meio de uma análise de experiência de uso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index