A sinalização da avenida Paulista como prática projetual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796308152019020

Resumo

O escritório paulistano Cauduro/Martino começou suas atividades em 1964 e depois de cinquenta anos dissolveu-se. Um de seus projetos premiados foi o planejamento visual urbano para a avenida Paulista. O objetivo deste artigo é, ao analisar o projeto de sinalização da avenida, evidenciar o seu processo projetual. O escritório, ao redefinir o problema apresentado pelo cliente, ampliou a problematização e entendeu o cenário como um todo inter-relacionado. Os designers criaram então parâmetros para elaboração de um sistema único que atendesse a pedestres e motoristas e suas diferentes necessidades de informação, ao se localizar e ao se movimentar. O escopo do trabalho compreende um breve histórico do escritório; a apresentação do problema e sua reformulação, a elaboração de parâmetros e a solução do projeto de sinalização e seus elementos para identificação da linguagem única e da solução organizacional. E para realizar sua importância, abrange também a comparação com a paisagem atual.

Downloads

Biografia do Autor

Wilma Ruth Temin, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Design na Universidade de São Paulo com  linha de pesquisa na área de Design: Processos e Linguagens. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo na área de Estruturas ambientais urbanas. Atua profissionalmente em design gráfico. Suas recentes pesquisas englobam estudos sobre processos criativos, métodos de projeto e história do design gráfico. 

Roberto Temin

Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU-USP, pós-graduado em Tecnologia da Educação pela Fundação Armando Álvares Penteado FAAP e graduado em Desenho Industrial pela mesma instituição. É professor de Design na UNIP.

Cristiane Aun Bertoldi, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em RDIDP desde 2008. Possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo na área de Design e Arquitetura, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo na área de Estruturas ambientais urbanas. É vice-coordenadora do Curso de Design da FAU USP. Sua atuação na área de design está voltada para design de produto e design de serviço, com foco em projetos de produtos cerâmicos, de mobiliário, equipamentos voltados para saúde e lazer, etc. Sua atuação na área de artes plásticas está relacionada a linguagem tridimensional e cerâmica. Suas recentes pesquisas englobam estudos sobre criatividade, processo criativo, modelos e protótipos, métodos de projeto e raciocínio em projeto.

Downloads

Publicado

27-03-2019

Como Citar

TEMIN, Wilma Ruth; TEMIN, Roberto; BERTOLDI, Cristiane Aun. A sinalização da avenida Paulista como prática projetual. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 020–034, 2019. DOI: 10.5965/2316796308152019020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796308152019020. Acesso em: 25 abr. 2025.