Experiência do usuário em AVA: uma observação da experiência de uso e não uso

Autores

  • Flavia Lumi Matuzawa Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Berenice Santos Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Programa de Pós Graduação em Design - POSDESIGN

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796307142018133

Resumo

O artigo apresenta a identificação da experiencia do usuário a partir da análise dos momentos de uso e não uso na interação com um produto. Neste estudo, o produto é um ambiente virtual de aprendizagem e, para a identificação da experiência proposta, observou-se a interação de três estudantes em uma disciplina ofertada na modalidade a distância. Considerou-se ainda, as contribuições destas interações dos estudantes por meio de uma entrevista semiestruturada. Os resultados demonstraram que a frequência no acesso aos conteúdos e o interesse pessoal/facilidade de aprendizado podem contribuir diretamente à assimilação e lembrança dos mesmos. A partir deste estudo percebe-se que a análise proposta pode trazer indicadores sobre alternativas de apresentação dos elementos de interação e, com isso, a necessidade de variar os instrumentos de coleta de dados em momentos de uso para melhor perceber as experiências momentâneas dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Lumi Matuzawa, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Design (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção (UFSC), especialista em Computação Aplicada ao Ensino (UEM), bacharela em Ciência da Computação (UEM).

Professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Design na UNISUL. 

Berenice Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Programa de Pós Graduação em Design - POSDESIGN

Doutora em Engenharia de Produção (UFSC), mestre em Artes Visuais (UFRGS) e graduada em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura (UFRGS).

Professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Design na UFSC. 

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

MATUZAWA, Flavia Lumi; GONÇALVES, Berenice Santos. Experiência do usuário em AVA: uma observação da experiência de uso e não uso. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 133–147, 2018. DOI: 10.5965/2316796307142018133. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796307142018133. Acesso em: 19 abr. 2024.