MÉTODOS PARA A AVALIAÇÃO DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO DESIGN DE PRODUTOS

Autores

  • Carolina de Araujo Merizi Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Daniela Klafke Scheibler Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Fernanda Steinbruch Araujo
  • Lígia de Godoy Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Marcelo Gitirana Gomes Ferreira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796307142018114

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica dos principais métodos de avaliação de UX (Experiência do Usuário), destacando sua aplicação ao Processo de Desenvolvimento de Produto - PDP. Inicialmente é trazido o conceito de UX, bem como três métodos de desenvolvimento de produtos que servirão de base ao estudo. Alguns dos principais métodos de avaliação de UX são então apresentados, destacando seus objetivos, procedimentos, vantagens e desvantagens. Por fim, apresenta-se uma discussão dos métodos, avaliando-os quanto à etapa do PDP a que cada um melhor se adequa, sendo então sistematizados em um quadro contendo as ferramentas disponíveis para cada um e o respectivo custo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina de Araujo Merizi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

É aluna do curso de Design Industrial da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). De 2016 a 2017 foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, sob a orientação do Prof. Marcelo Gitirana Gomes Ferreira. Pesquisou métodos e ferramentas para avaliação da experiência do usuário no processo de design.

Daniela Klafke Scheibler, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

É aluna do curso de Design Industrial da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). De 2016 a 2017 foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, sob a orientação do Prof. Marcelo Gitirana Gomes Ferreira. Pesquisou métodos e ferramentas para avaliação da experiência do usuário no processo de design.

Fernanda Steinbruch Araujo


Possui graduação em Design pela Universidade Luterana do Brasil (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2014). Realizou Pós-Doutorado Júnior (PDJ - CNPQ) no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase no estudo da Avaliação da Experiência do Usuário no Desenvolvimento de Produtos.

Lígia de Godoy, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

É aluna de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Design Industrial pela UDESC e especialista em Iluminação e Design de Interiores pelo Instituto de Pós Graduação (IPOG). 

 

Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

É professor associado do Dep. de Design da UDESC. Atua em Programas de Pós-graduação da UDESC (PPGDesign e Administração) e da UFSC (Pós-Design). É doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC (2006). De 1998 a 2002 trabalhou como engenheiro de produto na Volkswagen do Brasil em Curitiba e também na Alemanha (Wolfsburg).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

MERIZI, Carolina de Araujo; SCHEIBLER, Daniela Klafke; ARAUJO, Fernanda Steinbruch; DE GODOY, Lígia; FERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes. MÉTODOS PARA A AVALIAÇÃO DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO DESIGN DE PRODUTOS. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 114–132, 2018. DOI: 10.5965/2316796307142018114. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796307142018114. Acesso em: 21 nov. 2024.