INFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DE CONSUMO DO IDOSO NA ERGONOMIA ORGANIZACIONAL DE SUPERMERCADOS

Autores

  • Marcelo Pereira Demilis Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alexandre Amorim dos Reis UDESC
  • Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796306122017015

Resumo

O usuário e suas limitações, necessidades e vontades devem ser considerados ao longo do desenvolvimento de um projeto e na execução de um serviço para a garantia de satisfação do público-alvo. Assim questiona-se a influência do entendimento comportamental do público idoso na contribuição no estabelecimento da ergonomia organizacional dos supermercados. Por essa razão, o objetivo deste artigo é de utilizar da metodologia quantitativa para realizar uma pesquisa bibliométrica, por meio da base de dados do portal de periódicos CAPES, sobre o comportamento dos idosos sob a ótica de serviços de supermercados; e através de análise qualitativa correlacionar os estudos levantados com a ergonomia organizacional destes estabelecimentos de varejo de alimentos, e verificar a influência da análise dos aspectos comportamentais, limitações, necessidades, vontades, desse público sênior, na promoção dos serviços de supermercado e melhoria da experiência de compra. Como conclusão, foi perceptível que, com a ascensão da valorização da experiência vivenciada pelo consumidor, o entendimento do usuário idoso em vários níveis, não se restringindo apenas ao nível da capacidade física, se mostrou um grande agregador para o desenvolvimento e ou melhoria da experiência de consumo dentro de um supermercado.

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Biografia do Autor

Marcelo Pereira Demilis, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Design: linha de pesquisa em Gestão Estratégica do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC): Bacharelado em Design - Design Industrial (2012); Especialização em a Design Experiencial pela na Universidade Federal de Santa Cararina (UFSC); Técnico subsequente em Gastronomia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Mestrado em Design - PPGDesign, UDESC. Linha de Pesquisa: Interfaces e Interações Físicas, dentro da Área de Concentração em Métodos para os Fatores Humanos, aplicação em Ergonomia Organizacional e Design de Serviços. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, Design Estratégico, Design Experiencial e Design de Serviços. Desenvolveu projeto voltado para o Design de Serviços e Gastronomia, intitulado Cozinha (in)comum, que se encontra hospedado no Centro Sapiens, iniciativa que visa estimular a Economia Criativa e Inovação no centro da cidade de Florianópolis.

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

DEMILIS, Marcelo Pereira; DOS REIS, Alexandre Amorim; DOS SANTOS, Flávio Anthero Nunes Vianna. INFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DE CONSUMO DO IDOSO NA ERGONOMIA ORGANIZACIONAL DE SUPERMERCADOS. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 015–027, 2017. DOI: 10.5965/2316796306122017015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796306122017015. Acesso em: 28 mar. 2024.