Correlação entre ativação muscular e níveis de torque propulsor em diferentes tarefas de mobilidade em cadeira de rodas

Autores

  • Sara Raquel Martins da Silva Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru. Tem experiência na área de Tecnologia Assistiva e Realidade Virtual na inclusão do deficiente.
  • Guilherme da Silva Bertolaccini Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru http://orcid.org/0000-0002-0315-0907
  • Luis Carlos Paschoarelli Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru
  • Fausto Orsi Medola Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796306122017002

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a demanda sobre músculos dos membros superiores em diferentes tarefas de mobilidade com cadeira de rodas, a partir de um método de análise baseado na porcentagem em relação à ativação muscular durante torque propulsor estático máximo. Três sujeitos sem deficiência voluntariamente participaram deste estudo. Um torquímetro foi acoplado a uma plataforma para teste estacionário de cadeira de rodas foi utilizada para coletar medidas de torque propulsor máximo, com os usuários sentados na cadeira de rodas sobre a plataforma e realizando forças propulsoras de níveis crescentes. Durante os testes, a intensidade de atividade dos músculos peitoral maior, deltoide anterior, tríceps e bíceps foi medida por meio de eletromiografia de superfície. Ainda, estes dados foram coletados em quatro diferentes tarefas de mobilidade em cadeira de rodas, e correlacionados com os níveis de porcentagem em relação ao torque propulsor máximo. Os resultados demonstram um padrão crescente entre a intensidade de ativação muscular e as porcentagens de força proporcionais ao torque propulsor máximo. A tarefa de descer uma rampa foi a que exigiu menor esforço muscular, enquanto a aceleração máxima em linha reta foi a que exigiu maior atividade dos músculos dos membros superiores. Os resultados e método de análise aqui apresentados podem contribuir para a melhor compreensão da relação entre a mobilidade em cadeira de rodas e a intensidade de trabalho muscular em diferentes tarefas locomotoras.

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Biografia do Autor

Sara Raquel Martins da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru. Tem experiência na área de Tecnologia Assistiva e Realidade Virtual na inclusão do deficiente.

Mesrtanda pelo Programa de Pós-Graduação em Design da UNESP-Bauru, graduação em Terapia Ocupacional pela UNESP-Marília.

Guilherme da Silva Bertolaccini, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Design da UNESP-Bauru, graduação em Design pela UNESP-Bauru. Tem experiência na área de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação tecnológica, design do posto de trabalho, usabilidade, biomecânica, tecnologia assistiva e eletromiografia.

Luis Carlos Paschoarelli, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru

Professor Titular no Departamento de Design da UNESP (2017). Está lotado no Laboratório de Ergonomia e Interfaces - Departamento de Design, onde atua como docente no curso de graduação em Design e do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP. Tem experiência na área do design, ergonomia, design ergonômico, design de produto e design gráfico.

Fausto Orsi Medola, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru

Professor Assistente Doutor - FAAC/UNESP - Departamento de Design - Campus Bauru. Realiza pesquisas na área de Desenho Industrial, Design de Produto e Ergonomia, atuando principalmente nos temas: pesquisa e desenvolvimento de equipamentos de tecnologia assistiva, design ergonômico, biomecânica, cadeira de rodas, acessibilidade e design inclusivo.

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

DA SILVA, Sara Raquel Martins; BERTOLACCINI, Guilherme da Silva; PASCHOARELLI, Luis Carlos; MEDOLA, Fausto Orsi. Correlação entre ativação muscular e níveis de torque propulsor em diferentes tarefas de mobilidade em cadeira de rodas. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 002–014, 2017. DOI: 10.5965/2316796306122017002. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796306122017002. Acesso em: 7 nov. 2024.