UX Design e nomofobia: desenvolvimento de um assistente facilitador do uso saudável de smartphones

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796311222022155

Palavras-chave:

experiência do usuário, nomofobia, bem-estar digital, uso de celular, tempo de uso

Resumo

Ambientada na temática do uso excessivo de smartphones, esta pesquisa aborda, a partir de uma revisão bibliográfica, temas relacionados a causas e consequências de tal uso aditivo e a relação do design – em especial a experiência do usuário (UX) – como mediador deste processo de consumo. Na sequência, através da metodologia de Duplo Diamante, foi desenvolvida uma proposta de incremento para a ferramenta “Bem-estar digital” do sistema operacional Android, visando incentivar uma mudança mais gradual no consumo de aplicativos de smartphones. Como resultado, obteve-se um protótipo navegável que foi submetido a um teste de usabilidade de caráter formativo, indicando um potencial de uso satisfatório da proposta desenvolvida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tobias Tessmann Mülling, Universidade Federal de Pelotas

PhD em Interactive Technologies pela University of Brighton/Inglaterra/UK (2018), com pesquisa relacionada ao uso de interação mid-air em interfaces informacionais, incluindo período como pesquisador visitante no Instituto Superior de Engenharia do Porto/Portugal (2017). Mestre em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, linha de hipermídia(2010). Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2006); técnico em Desenho Industrial pelo IFSul (2002). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas, nos cursos de design digital e design gráfico.

Arthur Cardozo, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em andamento em Design Digital pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual.

Referências

ABREU, C. N; EISENSTEIN, E.; ESTEFENON, S. G. B.. Vivendo esse mundo digital. São Paulo: Artmed, 2013. Acesso em: 13/11/2021.

ANDROID. Bem-estar digital. Disponível em: <https://www.android.com/intl/pt-BR_br/digital-wellbeing/>. Acesso em: 17/11/2021.

ANTONA B. et al. Symptoms associated with reading from a smartphonein conditions of light and dark, Applied Ergonomics; Madrid, Espanha; v. 68, p.12-17, 2018.

APP ANIE. The State of Mobile 2019, 2019. Disponível em: <https://www.appannie.com/en/go/state-of-mobile-2019> Acesso em: 29/09/2021.

APP ANIE. The State of Mobile 2021, 2021. Disponível em: <https://www.appannie.com/en/go/state-of-mobile-2021> Acesso em: 29/09/2021.

ARTY, David. O que é Design System?, 2020. Disponível em: <https://www.chiefofdesign.com.br/design-system/>. Acesso em: 14/11/2021.

CAMBRIDGE Dictionary. Cambridge Dictionary declares ‘nomophobia’ the People’s Word of 2018, 2018. Disponível em: <http://services.cambridge.org/about-us/news/cambridge-dictionary-declaresnomophobia-peoples-word-2018/> Acesso em: 28/09/2021.

DESIGN COUNCIL. The Double diamond: 15 years on, 2021. Disponível em: <https://www.designcouncil.org.uk/news-opinion/double-diamond-15-years>,

FGV. Brasil tem 424 milhões de dispositivos digitais em uso, revela a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia, 2020. Disponível em: <https://portal.fgv.br/noticias/brasil-tem-424-milhoes-dispositivos-digitais-uso-revela31a-pesquisa-anual-fgvcia> Acesso em: 29/09/2021.

FIGMA. Figma Official Website. Disponível em: <https://www.figma.com/>. Acesso em: 17/11/2021.

FRANÇA, Tradzio. Brasileiros dormem menos do que o recomendado; saiba como melhorar a qualidade de seu sono, 2021. Disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/brasileiros-dormem-menos-do-que-orecomendado-saiba-como-melhorar-a-qualidade-de-seu-sono/501665> Acesso em: 11/05/2021.

GABRIELLA, Lopes. Exposing social media and the attention economy. Disponível em: <https://www.gabriella.work/work/vortex>. Acesso em: 24/09/2021.

GRILO, André. Experiência do Usuário em interfaces digitais: Compreendendo o design nas tecnologias da informação. Natal: SEDIS-UFRN, 2019.

GUTERRES J.L.; Schmitt F.S.; Oliveira L.C.; Simon C.D.S; Lopes A.R. Principais queixas relacionadas ao uso excessivo de dispositivos móveis. Pleiade 2017. p. 39-45. Disponível em: <https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/333/416 >. Acesso em: 29/09/2021.

KING, A. L. S.; NARDI, A. E.; CARDOSO, A. (Ed.). Nomofobia: dependência do computador, internet, redes sociais? Dependência do celular? v. 1. São Paulo: Atheneu, 2014.

KLEMENT, A. Replacing The User Story With The Job Story. Jobs To Be Done, 2013. Disponível em: <https://jtbd.info/replacing-the-user-story-with-the-job-story-af7cdee10c27>. Acesso em: 17/11/2021.

MARIE CLARIE, Redação. "Nomofobia": medo de ficar sem o celular se tornou a palavra do ano, 2018. Disponível em: <https://revistamarieclaire.globo.com/Noticias/noticia/2018/12/nomofobia-medo-deficar-sem-o-celular-se-tornou-palavra-do-ano.html> Acesso em: 28/09/2021.

MAZE. Official Maze Website. Disponível em: <https://maze.co/>. Acesso em: 17/11/2021.

O SUL, Redação. O uso de celular em excesso aumenta a depressão e a ansiedade, 2017. Disponível em: <https://www.osul.com.br/o-uso-de-celular-em-excesso-aumenta-depressao-eansiedade/> Acesso em: 11/05/2021.

PERRIN, Andrew. 10 facts about smartphones as the iPhone turns 10, 2017. Disponível em: <https://www.pewresearch.org/fact-tank/2017/06/28/10-facts-about-smartphones/>. Acesso em: 17/11/2021.

RIBEIRO, Felipe. Mais da metade dos internautas brasileiros não fica um dia sem celular, 2019. Disponível em: <https://canaltech.com.br/internet/ibope-mais-da-metade-dos-internautas-brasileirosnao-fica-um-dia-sem-celular-133457/> Acesso em: 11/05/2021.

SILVA R. S.; Soares Bílio E.; Thiara dos Reis Pinto K.; Souza Silva L.; Carvalho de Figueiredo R. O uso de smartphone e seu impacto no cotidiano da vida dos acadêmicos. REVISTA CEREUS, v. 12, n. 3, p. 53-67.

SOUZA, A. F. de; MIRANDA, A. C. de O. Os problemas causados pelo uso excessivo de smartphones. 2018. Disponível em: <http://prpi.ifce.edu.br/nl/_lib/file/doc4147-Trabalho/ARTIGO%20terminado.pdf>. Acesso em: 17/11/2021.

STATISTA. Mobile operating systems' market share worldwide from January 2012 to June 2021, 2021. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/272698/global-market-share-held-by-mobileoperating-systems-since-2009/> Acesso em: 17/11/2021.

STOCK, Adriana. Celular antes de dormir afeta sono, hormônios e desenvolvimento infantil, 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-42603165>. Acesso em: 17/11/2021.

TEIXEIRA, Fabrício. Introdução e Boas Práticas em UX Design. São Paulo: Editora Casa do Código, 2014.

URSULA, Davies, WILSON, Kelly. Design methods for developing services. 1.ed. Londres: Design Council, 2005.

VITRINE DO VAREJO. smartphones seguem em alta em 2020, 2020. Disponível em: <https://vitrinedovarejo.com/smartphones-seguem-em-alta-em-2020/> Acesso em: 29/09/2021.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

MÜLLING, Tobias Tessmann; CARDOZO, Arthur. UX Design e nomofobia: desenvolvimento de um assistente facilitador do uso saudável de smartphones. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 155–173, 2022. DOI: 10.5965/2316796311222022155. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/22120. Acesso em: 23 nov. 2024.