Análise ergonômica do espaço físico do home office de professores nos institutos federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312232023071

Palavras-chave:

ergonomia física, professor, home office, teletrabalho

Resumo

A pesquisa tem o objetivo de avaliar o espaço físico do home office utilizado por docentes, tendo como base os domínios de especialização da ergonomia e a NR-17, justificada pelo contexto da pandemia do novo coronavírus, que transformou as atividades profissionais. De natureza aplicada, com abordagem qualitativa e com objetivos exploratório e descritivo, o estudo foi desenvolvido em quatro fases: (1) levantamento de dados; (2) desenvolvimento e aplicação de questionário; (3) análise e tratamento de dados e (4) contribuições ergonômicas. Entende-se que a ergonomia pode contribuir para o planejamento estratégico das instituições educacionais, seja na modalidade presencial ou a distância.

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Biografia do Autor

Mara Rubia Theis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutoranda em Design, Pós Design, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Design; Especialista em Educação de Jovens e Adultos; Bacharel em Design de Moda. Professora e extensionista no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC/JAR, atua nos cursos de graduação em Design de Moda e técnico em Modelagem do Vestuário. Pesquisadora nos temas de Design de Moda em áreas como: ergonomia; métodos de desenho de roupas e corpo humano, modelagem de roupas (bidimensional e tridimensional), sustentabilidade e processos criativos.

Luís Cláudio de Melo Brito Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Design (UFSC), Mestre em Design (CESAR), Especialista em Direção de Arte em Propaganda pela (USCS), Licenciatura em Artes Visuais (IFMA) e Graduado em Publicidade e Propaganda (UniCeuma). Diagramador no Instituto Federal do Maranhão.

Eduardo Evangelista, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Design (UFSC), Mestre e Especialista em Design (UFSC) e Bacharel em Artes Visuais (UNESC). Atua como professor na universidade UNISATC em Criciúma-SC, nas áreas de Design e Jornalismo. Além do design, é apaixonado por quadrinhos, ilustrações e cultura nerd.

Isabel Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Design (UFSC); Bacharel em Design de Produto pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora nos temas de Design de Jogos; Design de prótese; ergonomia; metodologia em design. Paixão por videogames e acessibilidade. 

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Programa de Pós-graduação em Design e Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Titulação: Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador PQ 1A, no CNPq.

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Publicado

2023-10-18

Como Citar

THEIS, Mara Rubia; ROCHA, Luís Cláudio de Melo Brito; EVANGELISTA, Eduardo; CARVALHO, Isabel; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. Análise ergonômica do espaço físico do home office de professores nos institutos federais. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 23, 2023. DOI: 10.5965/2316796312232023071. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/21790. Acesso em: 11 maio. 2024.