Associação entre características demográficas, hábitos e a percepção de desconforto durante o uso do smartphone
uma pesquisa com brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796311212022148Resumo
Esse artigo apresenta uma pesquisa realizada com uma amostra de brasileiros usuários de smartphone (n=350), com idade mínima de 18 anos, através da aplicação de um questionário com a finalidade de relacionar as características demográficas, os hábitos e a percepção de desconforto durante o uso. Os resultados indicam que as pessoas que utilizam por mais tempo, do sexo feminino e aqueles que já possuem algum sintoma musculoesquelético percebem mais o desconforto durante o uso do dispositivo. Também foi identificado que as pessoas com menos de 50 anos estão mais expostas a sobrecargas biomecânicas devido as formas de manuseios adotadas e o uso excessivo de aplicativos como WhatsApp e Instagram.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Human Factors in Design
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index