Leanhealthcare no aprimoramento da comunicação em serviços de saúde no Brasil: uma revisão sistemática

Autores

  • Enrico Oliveira Lazzari Girardi Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Yoshimasa Sagawa Jr. Université Franche-Comté
  • Marcelo Gitirana Gomes Ferreira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Flávio Anthero Nunes Viana dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Susana Cristina Domenech Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796311212022025

Palavras-chave:

Design de serviços, Saúde Enxuta, Ergonomia Organizacional, Comunicação na Saúde

Resumo

Objetivou-se revisar o uso do Lean em serviços de saúde brasileiros, com foco no aprimoramento da comunicação. Efetuou-se revisão sistemática de artigos em português e inglês, nas bases Science Direct, Embase, Scopus, PubMed e WebofScience. Dos 294 artigos encontrados, 18 foram selecionados. A aplicação do Lean está centrada em serviços de cirurgia de hospitais do Sudeste brasileiro. As principais barreiras comunicacionais foram o fluxo de informações, e a comunicação entre equipes de setores diferentes. As ferramentas com maior aplicabilidade para identificar e solucionar barreiras comunicacionais foram o Mapeamento do Fluxo de Valor, Gestão Visual, Gemba Walk, Poka Yoke, Kanban e Kaizen.

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Publicado

2022-06-20

Como Citar

GIRARDI, Enrico Oliveira Lazzari; SAGAWA JR., Yoshimasa; FERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes; SANTOS, Flávio Anthero Nunes Viana dos; DOMENECH, Susana Cristina. Leanhealthcare no aprimoramento da comunicação em serviços de saúde no Brasil: uma revisão sistemática . Human Factors in Design, Florianópolis, v. 11, n. 21, p. 025–047, 2022. DOI: 10.5965/2316796311212022025. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/20602. Acesso em: 22 dez. 2024.