Emoções atribuídas à experiência
pesquisa de opinião junto aos consumidores ativos de uma marca
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796310202021136Palavras-chave:
design, Experiência com produtos, EmoçõesResumo
O objetivo da pesquisa foi verificar se as respostas emocionais dos clientes, evocadas por meio da experiência com produtos, estariam alinhadas com a proposta de valor de uma marca de vestuário. Para alcançar o objetivo, aplicou-se uma pesquisa de campo com 400 clientes ativos cadastrados no website da marca foco do estudo. A pesquisa foi dividida em três blocos: (I) perfil demográfico, (II) respostas e associações livres e (III) respostas fechadas com múltipla escolha. Confirmou-se que a base atual de clientes entende a experiência de produto como positiva e as emoções mais citadas pelos consumidores estão alinhadas com a proposta de valor da marca, já que o design e a comunicação utilizadas evocam, nos clientes, prazer e animação.
Downloads
Referências
CRILLY, N.; MOULTRIE, J.; CLARKSON, P. J. Seeing things: consumer response to the visual domain in product design. Design Studies, v. 25, n. 6, p. 547–577, 2004.
DEMIR, E.; DESMET, P. M. A.; HEKKERT, P. Appraisal Patterns of Emotions in Human-Product Interaction. International Journal of Design, v. 3, n. 2, p. 41–51, 2009.
DESMET, P. M. A. Designing Emotions. Delft University of Technology, 2002.
DESMET, P. M. A. A Multilayered Model of Product Emotions. The Design Journal, v. 6, n. 2, p. 4–13, 2003. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.2752/146069203789355480. Acesso em: 15 fev. 2021.
DESMET, P. M. A.; HEKKERT, P. Framework of Product Experience. International Journal of Design, v. 1, n. 1, p. 13–23, 2007.
DESMET, P. M. A.; HEKKERT, P. Special Issue Editorial: Design & Emotion. International Journal of Design, v. 3, n. 2, p. 1–6, 2009. Disponível em: http://www.ijdesign.org/ojs/index.php/IJDesign/article/viewFile/626/251. Acesso em: 15 fev. 2021.
DESMET, P. M. A. Faces of Product Pleasure: 25 Positive Emotions in Human-Product Interactions. International Journal of Design, v. 6, n. 2, p. 1–29, 2012. Disponível em: http://www.ijdesign.org/. Acesso em: 15 fev. 2021.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOBÉ, M. BRANDJAM: o design emocional na humanização das marcas. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. 381 p. Tradução de Maria Clara de Biase.
HEKKERT, P.; LEDER, H. Product aesthetics. In: SCHIFFERSTEIN, H. N. J.; HEKKERT, P. (Eds.). Product Experience. 1. ed. Elsevier Science, 2008. p. 259–285.
HO, A. G.; SIU, K. W. M. Emotion Design, Emotional Design, Emotionalize Design: A Review on Their Relationships from a New Perspective. The Design Journal, v. 15, n. 1, p. 9–32, 2012. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.2752/175630612X13192035508462. Acesso em: 15 fev. 2021.
HSIEH, H.-F.; SHANNON, S. E. Three Approaches to Qualitative Content Analysis. Qualitative Health Research, 4 October 2005. 1277–1288.
NORMAN, D. A. Emotional Design: why we love (or hate) everyday things. New York: Basic Books, 2004. 257 p.
RUSSO, B.; HEKKERT, P. Sobre amar um produto: os princípios fundamentais. In: MONT’ALVÃO, C. DAMAZIO, V. (org). Design, ergonomia e emoção. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2008. p. 31–48.
SANTOS, C. T. REQUISITOS DE LINGUAGEM DO PRODUTO: uma proposta de estruturação para as fases iniciais do PDP. Florianópolis: Tese em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
SESTATNET/UFSC. Website, 2020. Disponível em: http://www.sestatnet.ufsc.br/. Acesso em: 10 fev. 2021.
TAVARES, D. R. et al. Modelo de Avaliação da Experiência Cognitiva e Afetiva de Produto. Human Factors in Design, v.9, n. 18, p. 126–149, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/18261/12398. Acesso em: 15 fev. 2021.
VASCONCELLOS-SILVA, P. R.; SAWADA, Anunciata. Análise de Conteúdo de Nuvens de Palavra produzidas na comunidade virtual “Hepatite C”. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 5., 2018, Foz do Iguaçu. Pesquisa Qualitativa na Educação e nas Ciências em Debate. Foz do Iguaçu: Sipeq, 2018. p. 1–12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Human Factors in Design
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index