Contribuições da termografia infravermelha na avaliação ergonômica de produtos:
estudos de caso
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796311212022109Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as contribuições da termografia infravermelha (TIV) na avaliação ergonômica de produtos, apresentando dois estudos de caso. Os resultados confirmam que a TIV é um método seguro, não-invasivo e eficiente para: (1) avaliar produtos e usuários; (2) verificar relações entre produto-usuário; (3) identificar desconfortos; (4) entender o comportamento de estruturas e materiais; (5) diagnosticar problemas de projeto e; (6) avaliar alternativas. Contudo, pode ser considerada como recurso viável para a realização de avaliações ergonômicas, contribuindo para o desenvolvimento de produtos mais seguros, confortáveis e adequados aos usuários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Human Factors in Design
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index