Usabilidade como fator de adoção de bancas digitais por leitores analógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796310202021045

Palavras-chave:

banca digital, revista digital, usabilidade, migração digital

Resumo

Dados recentes do mercado editorial de revistas mostram que 82% dos leitores consomem apenas versão impressa. Considerando a usabilidade como um fator de adoção de produtos digitais, a pesquisa analisa qual impacto de requisitos relacionados às metas de desempenho e satisfação do usuário na percepção de uso de uma banca digital partindo-se da percepção de leitores exclusivamente analógicos. O estudo exploratório e descritivo é resultado de um processo de avaliação de usabilidade onde foram analisados 4 parâmetros relacionados à meta de desempenho e 9 parâmetros relacionados à meta de satisfação. Os resultados apontam que usuários de faixas etárias mais jovens são mais críticos e fatores relacionados a desempenho não afetam a percepção de qualidade de uso. Por outro lado, os fatores Esforço, Tela e Terminologia (ligados à meta de satisfação) tiveram maior impacto na percepção positiva de uso. Conclui-se que os leitores analógicos desejam um sistema de banca digital mais funcional que possibilite uma melhor transição para a mídia digital. Os apontamentos podem ajudar a melhorar a qualidade da interface de sistemas similares atendendo melhor as necessidades de usuários adotantes de plataformas digitais de leitura.

Biografia do Autor

Bruno Cavalheiro Bertagnolli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (2006); Especializado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2009); Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019); Doutorando em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020). Atualmente lotado no setor de Marketing e Jornalismo do Instituto Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, Comunicação e Marketing.

Gabriela Botelho Mager, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Design Gráfico pela Universidade Mackenzie (1992), especialista em Design de Móveis pela Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC (2001), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004) e doutora em Design, pela PUC Rio (2011). É professora efetiva do curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design/ PPGDesign da Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi Diretora de Ensino em 2012-2013 e Diretora Geral na gestão 2013-2017 do Centro de Artes da UDESC. É líder do grupo de pesquisa NEST - Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares. Atua como Gerente de Tecnologia e Inovação da FAPESC - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Tem como foco as áreas de Branding, Gestão de Design, Design de Interação e, Design e Empreendedorismo.

Referências

AKOUR, Iman.; ADAMS, Marjorie. Usability evaluation of newspapers websites. International Journal of Business Research and Information Technology, vol. 4, no. 1, 2017, p. 59.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDITORES DE REVISTAS. Factbook ANER 2015: A força do meio revista. Disponível em: http://aner.org.br/factbook/> Acesso em: 23 set. 2019.

BASILI, Victor; CALDEIRA, Gianluigi; ROMBACH, Dieter. The Goal Question Metric Approach. Encyclopedia of Software Engineering. John Wiley, vol. I, p. 528-532, 1994.

CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard,. Ergonomia e Usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 3 ª ed. São Paulo: Novatec, 2015.

DONYAEE, Mohammad; KLINE, Rex Bryan; PADDA, Harkirat Kaur; SEFFAH, Ahmed. Usability Measurement and Metrics: A consolidated model. Software Qual J, 2006, p. 2514-2519. 2006.

FENSTERSEIFER, Thais Arnold , KRENING, Thiago da Silva ; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves ; DA SILVA, Tânia Koltermann; DA SILVA, Régio Pierre Histórias em quadrinhos no contexto dos dispositivos móveis: aspectos teóricos e análise de usabilidade. Revista Brasileira de Design da Informação / Brazilian Journal of Information Design São Paulo, v. 13, n. 1, 2016. p. 22-38.

FREIRE, Marcelo. Jornalismo de revista em tablet: um estudo dos aplicativos para ipad da revista wired e katachi. Portugal. Editora LabCom.IFP. 2016.

GOLFETTO, Ildo Francisco; BALDESSAR, Maria José. Análise de uso e propostas para aprimoramento de edições digitais de revistas através de grupos focais. XII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Peru. 2014.

GRUPO DE MIDIA SÃO PAULO. Mídia Dados 2017. Disponível em: < https://www.gm.org.br/midiadados >. Acesso em 10 mar. de 2017.

INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO. Normas Técnicas. Disponível em:<https://sag.ivcbrasil.org.br/conteudos/normas_tecnicas/NORMAS_TECNICAS_1_ABRIL_2017.pdf >. Acesso em: 10 mar. 2019.

MEIO & MENSAGEM. Abril entra em recuperação judicial. 2018. Disponível em: < http://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2018/08/16/editora-escala-encerra-seis-revistas.html> Acesso em: 20 ago 2018a.

MEIO & MENSAGEM. Editora Escala encerra seis revistas. 16 de agosto de 2018. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2018/08/16/editora-escala-encerra-seis-revistas.html>. Acesso em: 20 ago 2018b.

NADZIR, Maslinda; HUSSAIN, Azham; MKPOJIOGU, Emmanuel O.C.; ADETUNMBI, Sumayyah;

HASSOONI, Marwah Naeem. Assessing the Comfort in use of a Flipboard Mobile News and Magazine App. International Journal of Innovative Technology and Exploring Engineering (IJITEE), vol. 8, n. 8, Junho, 2019. p. 428-430.

PENTEADO, Cláudia. Revistas atraem renda média maior. Propmark. 2015. Disponível em:<http://propmark.com.br/anunciantes/revistas-atraem-renda-media-maior>. Acesso em: 23 set. 2017.

PREECE, Jenny.; ROGERS, Yvonne.; SHARP, Helen. Interaction Design: beyond human-computer interaction. 5 ª ed. John Wiley & Sons, Inc., Indianapolis, Indiana, 2019.

RUBIN, Jeffrey; CHRISNELL, Dana. How to plan, design, and conduct effective test. 2ª ed. Indiana. Wiley Publishing Inc, 2013.

SANTOS, Maria Luciana Utida.; LICHESKI, Laís. Modelo de ferramenta de análise de revistas digitais. 7th Information Design International Conference. Blucher Design Proceedings, Setembro, 2015. n. 2, vol.2. p. 1715-1719. 2015.

SHNEIDERMAN, Ben; PLAISANT, Catherine; COHEN, Maxine; JACOBS, Steven; ELMQVIST, Niklas DIAKOPOULOS, Nicholas. Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. 6ª ed. University of Maryland, College Park. Pearson Addison Wesley. 2016.

SIVEK, Susan Currie; TOWNSEND, Alyssa. Opportunities and Constraints for Independent Digital Magazine Publishing. Journal of Magazine and New Media Research, vol. 15, n. 1, Spring. 2014.

TULLIS, Thomas; ALBERT William. Measuring the User Experience: Collecting, Analyzing, and Presenting Usability Metrics. Amsterdam. 2ª ed. Morgan Kauffman, 2013.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

BERTAGNOLLI, B. C.; MAGER, G. B. Usabilidade como fator de adoção de bancas digitais por leitores analógicos. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 10, n. 20, 2021. DOI: 10.5965/2316796310202021045. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/19461. Acesso em: 21 jan. 2022.