Design no esporte
desenvolvimento de utensílio para a prática do hipismo com foco na ergonomia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796310202021003Palavras-chave:
Design, Esporte, Hipismo, ErgonomiaResumo
A importância da ergonomia no design de produtos é notória na atualidade, porém, faz-se ainda mais evidente no esporte, onde adequações antropométricas podem evitar lesões e/ou contribuir para aprimorar a performance dos/as atletas. Dada a relevância da atuação do design no meio esportivo, o presente artigo apresenta o desenvolvimento de um utensílio para auxílio no manuseio das rédeas no cavalo, visando fornecer maior segurança e controle durante a prática de hipismo. O processo projetual teve foco na ergonomia e o produto foi desenvolvido em constante iteração com os usuários, por meio de sucessivas rodadas de Análise da Tarefa. O resultado final foi bem sucedido, fixando-se na rédea com segurança, praticidade e conforto, e, consequentemente, propiciando um melhor desempenho do cavalo durante os treinos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Carla. As modalidades do Hipismo. 2016. Disponível em: <http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/10219-as-modalidades-do-hipismo> Acesso em 11 out. 2020.
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Editora Blucher, 2011.
BONSIEPE, Gui; et al. Metodologia experimental/Desenho Industrial. Brasília: CNPq/coordenação Editorial, 1984.
BROD JUNIOR, Marcos. Metodologia Específica para Educação Projetual e Ensino de Desenho Industrial. Notas de aula da disciplina Teoria e Metodologia do Desenho Industrial, Curso de Desenho Industrial, UFSM, 2013.
BÜRDEK, Bernhard E. Design: História, teoria e prática do design de produtos. Editora Blucher, 2010.
DENIS, Rafael Cardoso. Uma história à introdução do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
ESPORTE MAIS. História do hipismo. 2010. Disponível em: <http://esportesmais.webnode.com.br/products/historia-do-hipismo/> Acesso em 10 out. 2020.
FERREIRA, Cel Renyldo. A história do Hipismo Brasileiro. São Paulo: Editora Antonio Bellini, 1999.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GOMES FILHO, João. Design do Objeto. Bases Conceituais. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.
GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Criatividade e Design: um livro de desenho industrial para projeto de produto. Porto Alegre:sCHDs, 2011.
GUICHARD, Diego; GIUFRIDA, Bruno; SARDINHA, Danilo. Das guerras gregas a caça a raposa: a incrível origem do hipismo esportivo. 2016. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/hipismo/noticia/2016/08/das-guerras-gregas-caca-raposa-incrivel-origem-do-hipismo-esportivo.html> Acesso em 10 out. 2020.
INDUSTRIAL DESIGNERS SOCIETY OF AMERICA (ISDA). What is Industrial Design? Disponível em: <http://www.idsa.org/events/what-id>. Acesso em: 24 de março de 2018.
KROEMER, Karl H. E; GRANDJEAN, Étienne. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Porto alegre: Bookman, 2005.
LÖBACH, Bernd. Design industrial. Bases para a configuração dos produtos industriais. Rio de Janeiro: Edgard Blücher. 2001.
McGINNIS, Peter M. Biomecânica do esporte e do exercício. São Paulo: Artmed, 2015
MONTE, Enio. Manual de equitação da Federação Paulista de Hipismo. São Paulo: Maria Amélia de Azevedo, 2011.
MORAES, Anamaria de; MONT’ ALVÃO, Cláudia. Ergonomia: conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.
SCHLEIFER, Simone. Sport Design: Four Elements. New York. Editora: teNeues, 2004.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Human Factors in Design
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index