Microprojetos em usos imprevisíveis
O caso da movimentação de cargas em plataformas offshore
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796310192021084Palavras-chave:
Ergonomia da atividade, Usos imprevisíveis, Concepção situadaResumo
A concepção das tarefas pelos operadores em campo é central para qualquer operação de grande incerteza. Este estudo de caso, em que a concepção situada é identificada como microprojeto, busca compreender as características desse processo e suas etapas, a partir da atividade de movimentação de carga em plataformas offshore. Para tanto, foi realizada uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) , com observações diretas e entrevistas de autoconfrontação. Como resultado, são apresentadas quatro novas características para microprojeto: é uma concepção para o uso; mobiliza a dimensão construtiva da atividade; é intencional e original; e é uma concepção efêmera.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index