Modelo de avaliação e tradução da experiência cognitiva e afetiva de produto
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796309182020126Palavras-chave:
modelo conceitual, design cognitivo e afetivo, experiência de produto, intencionalidadeResumo
A experiência de interação entre consumidor e produto é essencialmente subjetiva e de difícil avaliação e tradução. Nela, há fatores cognitivos e afetivos que são estimulados por atributos de produtos incorporadas ao design que podem ser funcionais e hedônicos. O objetivo do design cognitivo e afetivo é conquistar o consumidor com produtos que proporcionam experiências inovadoras com intenso impacto funcional e “cognitivo” como facilidades de uso, além do impacto “afetivo” como o prazer de consumir. Contudo, modelos é métodos de engenharia e design tem dificuldades de avaliação e tradução das informações, pois é difícil antecipar a intenção e preferência do consumidor. Os fenômenos ocorrem dentro da mente, cérebro, e fazem parte da experiência subjetiva e não são, portanto, acessíveis ao observador externo. O objetivo deste artigo é propor um modelo de avaliação e tradução da experiência cognitiva e afetiva de produto, por meio de uma abordagem multidisciplinar de paradigma cognitivista. Como resultado, é proposto três indicadores que contribuem para o avanço nos estudos sobre a subjetividade do consumidor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index