Modelo de avaliação e tradução da experiência cognitiva e afetiva de produto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796309182020126

Resumo

A experiência de interação entre consumidor e produto é essencialmente subjetiva e de difícil avaliação e tradução. Nela, há fatores cognitivos e afetivos que são estimulados por atributos de produtos incorporadas ao design que podem ser funcionais e hedônicos. O objetivo do design cognitivo e afetivo é conquistar o consumidor com produtos que proporcionam experiências inovadoras com intenso impacto funcional e “cognitivo” como facilidades de uso, além do impacto “afetivo” como o prazer de consumir. Contudo, modelos é métodos de engenharia e design tem dificuldades de avaliação e tradução das informações, pois é difícil antecipar a intenção e preferência do consumidor. Os fenômenos ocorrem dentro da mente, cérebro, e fazem parte da experiência subjetiva e não são, portanto, acessíveis ao observador externo. O objetivo deste artigo é propor um modelo de avaliação e tradução da experiência cognitiva e afetiva de produto, por meio de uma abordagem multidisciplinar de paradigma cognitivista. Como resultado, é proposto três indicadores que contribuem para o avanço nos estudos sobre a subjetividade do consumidor.

Biografia do Autor

David Ribeiro Tavares, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

Professor, consultor e pesquisador. Graduado em economia pela PUC-PR, Mestre e Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pelo PPGEPS (Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas de Informação). Atualmente investiga os processos de reengenharia cognitiva, afetiva e emocional, assim como do desenvolvimento de ferramentas neurocognitivas para Educação, envolvendo as relações de interação humano-tecnológica. 

Osíris Canciglieri Jr, Industrial and Systems Engineering Graduate Program (PPGEPS), Polytechnic School at Pontifical Catholic University of Paraná (PUCPR), Curitiba, Brazil.

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos - EEI (1991), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - DEF/FEM/UNICAMP (1994), doutorado em Automação da Manufatura na Universidade de Loughborough - LU (Inglaterra - 1999) e Pós- Doutorado também na Universidade de Loughborough - LU (2008). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção de Sistemas (PPGEPS/PUCPR), é professor nos cursos de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), de Engenharia de Produção e do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS/PUCPR). Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos tendo como ênfase a integração de sistemas atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto e Manufatura Assistidos por Computador (CAD/CAM) com foco no suporte ao projeto e concepção de proteses incluindo a área odontológica, Projeto Orientado para a Manufatura e Montagem (DFM/DFA), Projeto Orientado para a Sustentabilidade, Engenharia Simultânea, Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis, Desenvolvimento de produtos voltados para a produção/geração e utilização de energias renováveis, é pesquisador do projeto "Pesquisa e Desenvolvimento de Células Fotovoltaicas Utilizando Filmes de Diamante CVD - ANEEL". O Prof. Osiris Canciglieri Junior é membro editorial da revista Sodebras e avaliador (?referee?) dos periódicos científicos: International Journal of Computer Integrated Manufacturing (IJCIM), International Journal of production Research (IJPR), Computer Aided Design (CAD), Revista Produção, Revista Produto e Produção, Brazilian Journal of Operations & Production Management (BJO&PM) e Revista Produção Online.

 

 

Lia Buarque de Macedo Guimarães, Production Engineering Graduate Program (PPGEP), Federal University of Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brazil.

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), graduação em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Industrial Engineering - University of Toronto, Canada (1992). Atua como tecnologista do Instituto Nacional de Tecnologia e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No ano de 2011, esteve em estágio pos-doutoral, com bolsa da Capes, na School of Environment, Enterprise and Development (SEED/Faculty of Environment da University of Waterloo (Canada). Tem experiência na área de Design e Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Organização do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia (macroergonomia), design de produtos e sistemas, sustentabilidade, cognição e engenharia de sistemas cognitivos.

Marcelo Rudek, Industrial and Systems Engineering Graduate Program (PPGEPS), Polytechnic School at Pontifical Catholic University of Paraná (PUCPR), Curitiba, Brazil.

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (1994), mestrado em Informática Industrial pelo Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (1999) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2006). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas PPGEPS-PUCPR. Tem experiência na área de desenvolvimento de projetos e sistemas de automação, com ênfase em Processamento Digital de Imagens e Visão Computacional. Atua em pesquisas principalmente nos seguintes temas: Visão Computacional, Processamento de Imagens, Reconstrução 3D e Desenvolvimento de Sistemas de Software. Tem como área de interesse os processos de automação multidisciplinares que visam integração de sistemas de visão nas áreas biomédica/healthcare, automação industrial, tráfego urbano (smartcities) e agricultura de precisão.Também possui atuação docente em disciplinas de algoritmos, linguagens de programação, métodos computacionais, banco de dados e processamento digital de imagens.

Downloads

Publicado

2020-12-15