Uso de parametrização digital no desenvolvimento de assentos personalizados para cadeiras de rodas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796310192021052

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Digitalização 3D, Design Paramétrico, Fabricação Digital, Grasshopper

Resumo

O assento personalizado é um recurso de Tecnologia Assistiva destinado a melhorar a adequação postural dos usuários de cadeira de rodas. O objetivo deste estudo é otimizar a fabricação de assentos com baixo custo por meio do design paramétrico. O método proposto é baseado na identificação e parametrização digital da forma dos usuários impressa em uma almofada moldável a vácuo. Após a aquisição manual de coordenadas, o algoritmo criado reproduz digitalmente a forma desejada, a qual possibilitaria a usinagem de uma espuma para o assento. Como validação da proposta, realizou-se a comparação entre a forma reconstruída pelo algoritmo e a forma original da almofada digitalizada com um scanner 3D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catherine Teixeira Marcon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Design, com ênfase em Design e Tecnologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS); Bacharela em Design de Produtos (Universidade do Extremo Sul Catarinense); Técnica em Design de Interiores (Instituto Brasileiro de Design de Interiores)

Bruna da Silveira Suris, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Design, com ênfase em Design e Tecnologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS); Mestre em Design (Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter); Especialista em Ergonomia (Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter); Bacharela em Design de Produto (Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter)

Underléia Miotto Bruscato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Arquitetura (Universidad Politecnica de Cataluna, UPCATALUNA); Especialista em Gestão da Qualidade (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS); Graduada em Arquitetura e Urbanismo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS)

Mariana Pohlmann de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Engenharia, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Materiais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS); Mestre em Design, com ênfase em Design e Tecnologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS); Graduada em Design (Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter)

Fabio Pinto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Engenharia, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Materiais (Universidade Federal Do Rio Grande do Sul - UFRGS; Mestre em Engenharia, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Materiais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Graduado em Engenharia Mecânica (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

MARCON, C. T.; SURIS, B. da S.; BRUSCATO, U. M.; OLIVEIRA, M. P. de; SILVA, F. P. da. Uso de parametrização digital no desenvolvimento de assentos personalizados para cadeiras de rodas. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 10, n. 19, 2021. DOI: 10.5965/2316796310192021052. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/17707. Acesso em: 13 ago. 2022.