Percepção de uso e antropometria do pé no design de calçados para a saúde

Autores

  • Leticia Takayama Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giselle Schmidt Alves Diaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796309182020078

Palavras-chave:

saúde, ergonomia, design de calçado, antropometria

Resumo

O estudo teve como objetivo apresentar o resultado de uma coleta de dados que averiguou questões relacionadas a percepção de uso do calçado e a antropometria dos pés. A amostra foi composta de 14 participantes do sexo feminino. No levantamento sobre a percepção de uso dos calçados, foi aplicado um questionário com 14 perguntas. No levantamento da antropometria, foi realizada a medição do comprimento (numeração) do pé e perímetro do metatarso. Como resultado, o estudo contribuiu para investigar de modo preliminar algumas questões relacionadas a percepção de uso do calçado, a saúde dos pés e a comparação entre as medidas antropométricas com a norma de dimensionamento de calçados no Brasil.

Biografia do Autor

Leticia Takayama, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisadora do Núcleo de Gestão de Design e Laboratório de Design e Usabilidade (NGD-LDU) desde 2014. Membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA).

Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisadora CNPq (PQ 2) na área de Desenho Industrial. Professora do Departamento de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Professora do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina com estágio na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Processo na linha de pesquisa de Metodologias de Projeto de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). 

Downloads

Publicado

2020-12-15