Diário de uma professora estrategista: constituição complexa na ação docente em arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630832024e5397

Palavras-chave:

complexidade, ação docente, ensino das artes visuais

Resumo

A partir de interlocuções teóricas ao pensamento complexo, proposto por Edgar Morin, o artigo analisará o processo de constituição complexa de uma professora, a partir de trechos de seu diário de bordo, a fim de verificar suas ações estratégicas diante das dúvidas e incertezas, decorrentes do processo educativo nos anos iniciais do ensino fundamental. As estratégias encontradas na imaginação e no riso em Gianni Rodari (1982), serviram como uma aposta de ação didática complexa no aprendizado de desenho. Como gênero textual, o diário será mobilizado como um contraponto rítmico, entre passado e presente, uma vez que a voz narrativa será feita em primeira pessoa, distanciada apenas pelo intervalo temporal do antes e do agora.

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Biografia do Autor

Elisângela de Freitas Mathias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do CEART-UDESC em Florianópolis/SC. Mestra em Ensino de Artes, pelo PROF-ARTES, no Instituto de Artes da UNESP/São Paulo (2016-2018). Especialista em Linguagens da Arte pelo CEUMA-USP (2013). Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Visuais pela UNESP/Bauru (2005), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UNESP/Marília (1999).

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

MATHIAS, Elisângela de Freitas. Diário de uma professora estrategista: constituição complexa na ação docente em arte . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5965/25944630832024e5397. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/25397. Acesso em: 21 dez. 2024.