Cento e doze linhas: sobre desenho e processo
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630812024e4731Palavras-chave:
desenho, desenho contemporâneo, processo artísticoResumo
Este ensaio visual apresenta uma sequência de imagens que compõe a narrativa de um vídeo em que me proponho a desenhar 56 linhas com a mão direita e 56 linhas com a mão esquerda em dois papéis, com um giz oleoso preto. Este trabalho fez parte de uma exposição individual em 2021 que se chamou exercícios de desenho, em que eu busquei apresentar questões do processo que revelam como o artista produz sua obra, além de situar o trabalho em uma indefinição entre processo e obra final, entre desenho e escrita. O ensaio visa apresentar, tanto em imagem como texto, essas questões sobre obra final e processo, e suas relações intrínsecas e quase tautológicas como define a autora Pamela Lee em referência ao desenho.
Downloads
Referências
LEE, Pamela. Some Kinds of Duration: The temporality of drawing as process art. In: BUTLER, Cornelia H. Afterimage: drawing through process. The Museum of Contemporary Art, Los Angeles. 1999.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anna de Moraes Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".